Publicado por: Foto: Google StreetView
643
Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na rede pública municipal de saúde.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou dados detalhados referentes aos anos de 2024 e 2025, com levantamentos sobre a demanda reprimida, o número de atendimentos realizados e o tempo médio de espera por especialidade e procedimento. De acordo com as informações prestadas pela Divisão de Regulação da pasta, o levantamento de novembro de 2025 apontou mais de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames em demanda reprimida.
Entre os exames com maior tempo de espera estão arteriografias cerebrais (exames de imagem que usam raios-X e um contraste para visualizar e diagnosticar anomalias nos vasos sanguíneos do cérebro e pescoço), com média de 90 meses de espera, e histerossalpingografias (exame de raios-X que utiliza um contraste para avaliar o útero e as trompas uterinas), que chegam a 127 meses.
Já no caso de exames de imagem de rotina, como ultrassonografias e tomografias, o prazo médio varia entre 2 e 8 meses, dependendo da complexidade e da especialidade.
De acordo com a Prefeitura, “os exames laboratoriais são realizados em regime de ‘porta aberta’, em que os pacientes, munidos do pedido médico da rede pública, podem dirigir-se diretamente a um dos laboratórios credenciados — laboratório Buainain, São Roque e Unesp — e, desde que cumpram o preparo necessário, coletar os exames sem necessidade de agendamento”.
Radiografias e ressonâncias
Contudo, segundo o Executivo, há exceções, uma vez que, alguns exames considerados de “cota” não constam na tabela SIGTAP/SUS e, por isso, necessitam de autorização específica para realização, por serem de controle orçamentário.
Quanto aos exames de imagem, a Administração explica que a classificação é ampla, e o tempo de espera varia conforme o tipo: radiografias são feitas rapidamente, enquanto ressonâncias magnéticas podem demorar vários meses.
Sobre as cirurgias eletivas, a Secretaria destacou que o Município está em processo de unificação dos cadastros de fila de espera cirúrgica, uma vez que atualmente os registros encontram-se em posse dos prestadores de serviços, que nem sempre informam de forma recorrente o andamento das filas.
“Para corrigir essa situação, está em andamento uma licitação para contratação de uma nova empresa de software, que permitirá o controle das filas de forma automática e em tempo real. Assim que o sistema for implantado, as informações estarão disponíveis de modo transparente para a população e os órgãos de fiscalização”, informa.
Projeção anual
Os dados apontam que, entre janeiro e agosto de 2025, foram realizados 7.181 procedimentos cirúrgicos, com projeção anual de aproximadamente 10,7 mil, número ligeiramente inferior ao de 2024, que totalizou 12,3 mil.
As especialidades médicas com maiores filas de espera incluem urologia, cardiologia, gastroenterologia e endocrinologia, algumas com atrasos que ultrapassam um ano.
Por fim, a Prefeitura ressaltou que mantém contratos vigentes com a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e com a Maternidade Gota de Leite, responsáveis por parte dos exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, conforme pactuado, buscando equilibrar demanda e oferta.
Além disso, o Município tem prospectado recursos extrateto, por meio de emendas parlamentares, para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o acúmulo de procedimentos represados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...
A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....
A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...
Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...
Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...
A Prefeitura informou que as carteirinhas para uso das piscinas do Parque Pinheirinho estão sendo confeccionadas em dias e horários específicos. O atendimento ocorre às quartas e sextas-feiras, das...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.