Notícias



Araraquara tem fila de espera de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames, diz Prefeitura

Vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicitou ao Executivo informações sobre a demanda reprimida na rede pública de saúde da cidade

Publicado por: Foto: Google StreetView

734


Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na rede pública municipal de saúde.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou dados detalhados referentes aos anos de 2024 e 2025, com levantamentos sobre a demanda reprimida, o número de atendimentos realizados e o tempo médio de espera por especialidade e procedimento. De acordo com as informações prestadas pela Divisão de Regulação da pasta, o levantamento de novembro de 2025 apontou mais de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames em demanda reprimida.

 

Entre os exames com maior tempo de espera estão arteriografias cerebrais (exames de imagem que usam raios-X e um contraste para visualizar e diagnosticar anomalias nos vasos sanguíneos do cérebro e pescoço), com média de 90 meses de espera, e histerossalpingografias (exame de raios-X que utiliza um contraste para avaliar o útero e as trompas uterinas), que chegam a 127 meses.

 

Já no caso de exames de imagem de rotina, como ultrassonografias e tomografias, o prazo médio varia entre 2 e 8 meses, dependendo da complexidade e da especialidade.

 

De acordo com a Prefeitura, “os exames laboratoriais são realizados em regime de ‘porta aberta’, em que os pacientes, munidos do pedido médico da rede pública, podem dirigir-se diretamente a um dos laboratórios credenciados — laboratório Buainain, São Roque e Unesp — e, desde que cumpram o preparo necessário, coletar os exames sem necessidade de agendamento”.

 

Radiografias e ressonâncias

Contudo, segundo o Executivo, há exceções, uma vez que, alguns exames considerados de “cota” não constam na tabela SIGTAP/SUS e, por isso, necessitam de autorização específica para realização, por serem de controle orçamentário.

 

Quanto aos exames de imagem, a Administração explica que a classificação é ampla, e o tempo de espera varia conforme o tipo: radiografias são feitas rapidamente, enquanto ressonâncias magnéticas podem demorar vários meses.

 

Sobre as cirurgias eletivas, a Secretaria destacou que o Município está em processo de unificação dos cadastros de fila de espera cirúrgica, uma vez que atualmente os registros encontram-se em posse dos prestadores de serviços, que nem sempre informam de forma recorrente o andamento das filas.

 

“Para corrigir essa situação, está em andamento uma licitação para contratação de uma nova empresa de software, que permitirá o controle das filas de forma automática e em tempo real. Assim que o sistema for implantado, as informações estarão disponíveis de modo transparente para a população e os órgãos de fiscalização”, informa.

 

Projeção anual

Os dados apontam que, entre janeiro e agosto de 2025, foram realizados 7.181 procedimentos cirúrgicos, com projeção anual de aproximadamente 10,7 mil, número ligeiramente inferior ao de 2024, que totalizou 12,3 mil.

 

As especialidades médicas com maiores filas de espera incluem urologia, cardiologia, gastroenterologia e endocrinologia, algumas com atrasos que ultrapassam um ano.

 

Por fim, a Prefeitura ressaltou que mantém contratos vigentes com a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e com a Maternidade Gota de Leite, responsáveis por parte dos exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, conforme pactuado, buscando equilibrar demanda e oferta.

 

Além disso, o Município tem prospectado recursos extrateto, por meio de emendas parlamentares, para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o acúmulo de procedimentos represados.


Publicado em: 07 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...



PAT (09/02)

09 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...



Oficina de Graffiti

09 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...



Criação de vagas de parada rápida para carros de aplicativo melhoraria o trânsito

09 de fevereiro de 2026

A criação de vagas de parada rápida para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte individual ajudaria a melhorar o trânsito em Araraquara. A sugestão é do vereador Michel...



Melhor patrulhamento da Guarda Civil Municipal é pedido para a Praça do Carmo

09 de fevereiro de 2026

A intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça do Carmo foi pedida à Prefeitura, após relatos recebidos pelo gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre situações d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!