387
Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série “Araraquara 205 anos: araraquarenses pelo mundo!” O especial conta, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país. O nono e último episódio apresenta a carreira da cantora, compositora e atriz Liniker.
De Araraquara para o mundo, Liniker de Barros Ferreira Campos, a Liniker, é uma compositora e cantora, com um timbre versátil que transita com facilidade entre o grave e o agudo. Seu estilo também é muito diverso, passando pelo jazz, pelo soul e pelo samba.
Mulher trans, Liniker é uma referência dentro da causa.
Nascida em 1995, em Araraquara, em uma família de músicos, sua mãe, professora de samba-rock, foi sua principal inspiração. Em entrevista ao El País, Liniker afirma ter cantado pela primeira vez e reconhecido seu próprio talento na sexta série quando, a pedido de uma professora, se apresentou no Dia das Mães e todos ficaram impressionados.
Depois disso, decidiu fazer teatro nas Oficinas Culturais, passou no teste para interpretar o cachorro no musical Os Saltimbancos e não parou mais. Aos 15, começou a investir a fundo no canto.
Em 2014, Liniker cursou a Escola Livre de Teatro de Santo André. Ela começou a compor aos 16 anos e afirmou que suas principais influências eram Paula Lima (1971), Clube do Balanço, Originais do Samba e as cantoras estadunidenses Etta James (1938-2012) e Nina Simone (1933-2003).
Em 2015, o seu EP Cru, gravado em Araraquara de forma independente, com sua banda Os Caramelows, foi um sucesso na internet, sendo escutado mais de 5 milhões de vezes logo na primeira semana de lançamento.
Sua poesia aborda situações cotidianas da vida afetiva. Em 2016, Liniker e os Caramelows lançam o primeiro LP, Remonta. Algumas composições são baseadas em cartas de amor escritas por Liniker e nunca enviadas.
Em 2019, lançam Goela Abaixo, com 13 faixas, também sucesso no Brasil e no exterior.
Desde então, fez turnê por todo o país, nos EUA, Colômbia, Angola e diversos países da Europa. Já se apresentou em muitos programas de TV.
Em 2021, Liniker estreou na série “Manhãs de Setembro”, da Amazon Prime Video, como a protagonista Cassandra, uma mulher trans que luta para ser uma cantora de destaque, mas entra em conflito ao descobrir que teve um filho, fruto de um affair do passado. A segunda temporada tem estreia prevista para 2022.
Também em 2021, Liniker lança seu primeiro disco solo: Índigo Borboleta Anil, com oito canções de sua autoria e duas com parceiros como Mahmundi, Tássia Reis e Tulipa Ruiz e participação de Milton Nascimento. A turnê deste disco tem sido um sucesso, com shows esgotados.
Em setembro, Liniker se apresentará no Rock in Rio!
A vivência da cantora em Araraquara foi inspiração para o disco atual, em entrevista para o site Tracklist, a cantora afirma: “Nesse álbum, eu falo do ponto de vista do meu quintal. Das coisas que eu vi na minha família, das coisas que minha família me apresentou enquanto referência.”
Confira o vídeo no YouTube da TV Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.