508
Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série: “Araraquara 205 anos: Araraquarenses pelo Mundo!”
O especial contará, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país.
O quarto episódio apresenta a história da ex-jogadora de basquete Roseli Gustavo.
Muita luta, foco e suor marcaram a trajetória de Roseli do Carmo Gustavo, a Roseli do basquete. Através do esporte, a atleta araraquarense levou o nome da cidade mundo afora.
Nascida em Araraquara no ano de 1971, passou sua infância no bairro do Melhado. Ainda criança começou a treinar basquete no Ginásio da Pista, inspirada por sua irmã mais velha.
Aos 12 anos, participou de uma disputa no colégio Divino Salvador, em Jundiaí, quando foi vista pela equipe técnica de um time tradicional de basquete e convidada a integrar o grupo. Para isso, precisou mudar para a cidade de Piracicaba.
Foi convocada para a Seleção Brasileira aos 16 anos e participou da equipe por 10 anos. Durante as competições, pôde conhecer diversos países. Por causa do basquete, também teve a oportunidade de morar na Suécia e Espanha.
Roseli jogou com muitas outras atletas de destaque como Hortência, Janeth, Marta e Magic Paula.
Dentro das quadras, ganhou diversos títulos: foi campeã pan-americana em 1991 em Cuba, campeã mundial em 1994 na Austrália e vice-campeã olímpica em Atlanta em 1996.
Após deixar as quadras, Roseli voltou para Araraquara, se formou em Educação Física e se dedicou a desenvolver novos talentos para o esporte.
Foi gestora e madrinha do projeto social Roseli de Basquete, ajudando na formação de mais de 300 atletas.
De 2018 a 2020, atuou como coordenadora de Esportes e Lazer do município.
Atualmente, é presidenta da Fundesport e continua contribuindo para a construção da história do esporte araraquarense.
Confira o vídeo no YouTube da TV Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.