Notícias



Árbitro de artes marciais mistas Júlio Catarino recebe Medalha de Mérito Desportivo

Homenagem é da Mesa Diretora da Câmara Municipal, em indicação do vice-presidente, Aluisio Boi (MDB); árbitro já trabalhou no UFC, maior evento de MMA do mundo

937


O árbitro de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) Júlio Cesar Ferreira Catarino recebeu a Medalha de Mérito Desportivo em Sessão Solene na noite de segunda-feira (11). A homenagem é de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, por indicação do vice-presidente, vereador Aluisio Boi (MDB).

Júlio Catarino tem dez anos de arbitragem, formou-se em cursos nacionais e internacionais e já trabalhou no maior evento de MMA do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC).

“Você está levando a energia, a torcida, o reconhecimento de toda a nossa cidade através dessa honraria. Quero que Deus te fortaleça, te ilumine e dê muita força”, disse Boi ao homenageado.

O parlamentar ainda parabenizou o árbitro por sua trajetória. “A população que está em casa acompanhou a história do Júlio e sua luta incessante pelo amor ao esporte, principalmente nas artes marciais. E chegar agora a representar nossa cidade, nosso estado e nosso país como árbitro de MMA. Já faz em nível nacional e está começando uma carreira internacional. Isso leva o nome de Araraquara e o exemplo de cidadania, porque o esporte traz isso. Liderança, companheirismo, saúde, alicerce para homens e mulheres serem referências”, afirmou Boi.

O professor de artes marciais Bruno Henrique Nunes Pereira, conhecido como Bruno Anel, parabenizou Júlio Catarino e destacou que o homenageado contribui com um projeto para crianças e adolescentes em Gavião Peixoto, o “Cidadão do Bem”. São 93 alunos atendidos — cerca de 30 estiveram na Sessão Solene.

“Eu me sinto orgulhoso da pessoa maravilhosa que você é. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte da equipe Tomiyama. Espero que essa nova etapa da sua vida seja apenas o primeiro passo para uma jornada muito grande. Estou muito feliz por você”, afirmou Bruno Anel.

Bruno ainda falou sobre a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Para mim, o mais importante não é que as crianças vistam o quimono. É mostrar para elas que a luta, o jiu-jitsu, o judô, o kickboxing e outras artes marciais são um caminho para o caráter e para a dignidade”, complementou.

O homenageado recordou seu início nas artes marciais e, emocionado, comentou a dedicação aos estudos e as dificuldades superadas. “Eu arbitrei umas 300 lutas de graça. Eu ia para pegar experiência, porque chegava ao evento e ninguém me deixava arbitrar. Hoje estou um pouco mais conhecido e os atletas e as equipes me respeitam, mas, no início, foi muito difícil para mim”, revelou.

O árbitro deu um recado para que as crianças e adolescentes acreditem e lutem por seus sonhos. “Foram dois UFCs até agora. Já arbitrei todos os eventos internacionais que tem: UFC, LFA [Legacy Fighting Alliance], Brave [Combat Federation]. Também eventos nacionais. Tenho 62 eventos arbitrados. Sou o segundo árbitro do estado de São Paulo e o quinto do Brasil a arbitrar o UFC, o terceiro árbitro do Brasil a ter um diploma internacional. De onde eu saí, eu consegui chegar até o topo. Vocês podem ser o que quiserem, é só acreditar”, concluiu Júlio Catarino, que esteve na Sessão Solene acompanhado da esposa, Monique Marques, e de outros familiares e amigos.

O evento teve transmissão ao vivo da TV Câmara e pode ser assistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.

 

De Araraquara ao UFC

Araraquarense, Júlio Catarino é faixa marrom de jiu-jitsu na equipe Tomiyama, do Sensei Yassu Tomiyama, e faixa marrom de kickboxing na equipe Geração Fight, do mestre Nildão Soares.

Em 2013, pelo mestre Mario Yamasaki, formou-se no curso de árbitro de artes marciais mistas. Dois anos depois, em 2015, fez o curso de regras de MMA — um de seus professores foi John McCarthy, conhecido como Big John, um dos responsáveis por criar as regras da luta de MMA no mundo.

Também conquistou a certificação do Command em um curso internacional realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Esse é o curso mais difícil nessa área de artes marciais. Júlio é um dos únicos quatro árbitros brasileiros aprovados, sendo outros dois do estado do Rio de Janeiro e uma árbitra do Ceará.

Ele também é o único árbitro licenciado na Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), instituição que regula o esporte no país e na América Latina.

São dez anos de carreira na arbitragem, com experiência em eventos amadores e profissionais em Araraquara e região até chegar ao UFC. Júlio Catarino trabalhou no UFC São Paulo e no UFC Fight Night, realizado em Brasília (DF).


Publicado em: 12 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!