Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
980
Vereador Gerson da Farmácia organizou reunião junto ao Daae
Na quarta-feira (24), o presidente Antônio Donizete, o Zete, e outros representantes da Associação de Reparadores de Veículos de Araraquara (Arvar) se reuniram com funcionários da área ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). O vereador Gerson da Farmácia (MDB) organizou o encontro, a fim de construir uma alternativa para o descarte de filtros, estopas, panos e demais materiais contaminados com resíduos de óleo.
Segundo Zete, atualmente, existe uma única empresa habilitada responsável pelo recolhimento do material. “O valor cobrado é abusivo e a recolha é de três tambores de resíduos, tendo as oficinas gerado esse material ou não. Esses termos não são justos. Deveríamos pagar apenas pelo que produzimos.”
O presidente da Arvar também destacou que é de interesse da associação fazer o descarte corretamente, para conseguir o certificado exigido no licenciamento dos estabelecimentos e em prol do meio ambiente. “Não queremos poluir os lençóis freáticos, pois, sabemos os danos que isso causa. Mas, procuramos uma alternativa mais justa. Enquanto isso não acontece, estamos armazenando os resíduos nas oficinas”, completou.
Uma das soluções apontadas pela associação foi criar um ponto único de descarte de resíduos, cedido pelo município, onde os associados levassem os tambores para serem recolhidos por uma empresa habilitada que desse o destino correto a esses materiais. “Acredito que isso reduziria o custo da prestadora do serviço, pois, seria necessário ir apenas a um local para realizar a coleta, e nós pagaríamos apenas pela quantidade entregue.”
O gerente de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Artur Osório, avaliou que a alternativa pode ser válida, mas, afirmou que, antes de ser concretizada, alguns estudos precisam ser realizados. “Temos que verificar se esse tipo de transporte pode ser realizado pelos próprios reparadores e se realmente há interesse de a maioria dos estabelecimentos aderirem a ideia.”
A diretora de Gestão Ambiental, Kátia de Matteo; e o gerente de Resíduos Especiais, Marcos Scalize, lembraram a importância de a associação redigir um projeto formal. “Isso precisa ser escrito com dados que tragam a quantidade de resíduos produzida, qual a adesão das oficinas, o interesse da Arvar de gerenciar esse processo e outras informações relevantes.”
Para Gerson, a conversa foi produtiva para iniciar a elaboração de um projeto. “Agora, estudos serão realizados para encontrar a alternativa mais viável, tanto para o meio ambiente, quanto para os associados que são geradores de emprego. O Daae se comprometeu a dar assistência à associação para construção dessa solução. Acompanharei de perto as próximas etapas da discussão.”
Confira mais fotos aqui: https://photos.app.goo.gl/XxTiYrXzM6c5Mo9R7
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.