Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região
72
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.204 atendimentos a pacientes entre janeiro e junho deste ano, segundo informações enviadas pela Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT).
Foram 246 atendimentos em janeiro, 182 em fevereiro, 155 em março, 174 em abril, 234 em maio e 213 em junho. Os números são parecidos com o mesmo período do ano passado, quando 1.275 atendimentos foram realizados.
A unidade fornece testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além de aconselhamentos.
O serviço com maior demanda neste ano foi relacionado ao HIV, com 1.206 procedimentos, seguido por hepatite B (1.035), sífilis (1.024), hepatite C (897), PrEP (389) e PEP (53).
A pedido da vereadora, também foi enviada uma lista de profissionais que trabalham no CTA, separados por função, horário de trabalho, entre outras informações:
- um enfermeiro pela manhã, um à tarde e outro afastado das funções;
- um técnico em enfermagem pela manhã, um à tarde e outro que está afastado;
- um funcionário administrativo que trabalha manhã e tarde;
- um assistente social que faz horário intermediário, das 9h às 15h;
- um médico infectologista no período da manhã;
- um psicólogo no período da manhã.
A resposta também informa a quantidade de insumos distribuídos pela unidade de janeiro até junho: 454 caixas de testes rápidos, 23.316 preservativos masculinos, 2.631 preservativos femininos, 2.000 unidades de gel lubrificante, 622 autotestes de HIV e 280 latas de fórmulas lácteas — utilizadas em substituição ao leite materno no caso de filhos de mães com HIV, com o objetivo de prevenir a transmissão do vírus.
“Nosso mandato tem atuado na fiscalização das políticas públicas de saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção e ao enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. O CTA é um serviço essencial para a garantia do cuidado e da promoção da saúde em Araraquara, e a transparência nos dados apresentados permite que possamos acompanhar de perto a qualidade dos atendimentos e a correta distribuição de insumos à população”, afirma Filipa.
No documento, a Prefeitura ainda menciona diversas ações de conscientização realizadas pelo CTA em eventos no município, incluindo o Carnaval, feiras realizadas em praças e outros programas. “O CTA está empenhado em fornecer acesso às suas ações ao maior número de pessoas possível, garantindo que a prevenção e o cuidado cheguem a todos os públicos, inclusive aqueles em contextos de maior exclusão social”, diz a resposta do Executivo, assinada pela subsecretária de Vigilância em Saúde, Alessandra Cristina do Nascimento.
Melhorias
Filipa afirma que, com o fechamento da sede própria do CTA e a transferência de suas atividades para o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), recebeu relatos de que algumas pessoas têm se sentido receosas em procurar pelo serviço. Essa foi a razão de solicitar informações para a Prefeitura.
“A resposta ao Requerimento evidencia, ainda, a necessidade de ampliação do quadro de profissionais da unidade e a ausência de um psicólogo para o acompanhamento das testagens, peça fundamental para assegurar um atendimento humanizado e integral. Diante desse cenário, estamos cobrando e fiscalizando a Secretaria Municipal de Saúde para que o CTA funcione com a qualidade que a população merece, com profissionais suficientes e estrutura adequada, garantindo que nenhuma política pública de prevenção e cuidado seja enfraquecida em nossa cidade”, conclui Filipa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Estão abertas até quarta-feira (27) as inscrições para o curso gratuito “Produção Executiva para Grandes Eventos”, voltado à capacitação de promotores e produtores culturais, estudantes e recém-for...
A realização dos serviços de retirada de resíduos sólidos e roçada da vegetação em trecho do Córrego Ribeirão do Ouro, próximo à avenida Padre José de Anchieta, é tema da Indicação nº 3850/2025, en...
A Praça “Sebastião dos Santos”, também conhecida como Praça do Dominó, precisa de diversas melhorias, segundo indicações feitas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) à Prefeitura. O equipamento púb...
Em Indicação encaminhada recentemente às Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos e da Saúde, a vereadora Maria Paula (PT) pede vistoria técnica e reparos estruturais com urgência na Uni...
Após agenda no Complexo Aquático da Fonte Luminosa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), apontou à Prefeitura diversos pontos que precisam de atenção. Par...
Aprovado em concurso público, o novo servidor Alexandre Augusto da Silva Melo tomou posse nesta segunda-feira. Ele passa a fazer parte da Controladoria, no cargo de analista de controle interno, em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.