Publicado por: Foto: Cárila Covas/AFE SAF
330
A atuação da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) no primeiro semestre é assunto de Requerimento apresentado pelo vereador Alcindo Sabino (PT).
No documento, direcionado à Prefeitura, o parlamentar questiona o valor total de repasse previsto à Fundesport na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e o valor efetivamente transferido nos seis primeiros meses do ano.
O legislador solicita relatório da execução orçamentária da Fundesport com as seguintes informações: despesas (pessoal, contratos, projetos, manutenção, entre outros); pagamentos efetuados por projeto, programa, evento ou ação financiada; saldos existentes e despesas empenhadas, liquidadas e pagas.
Por fim, o requerimento também questiona os critérios adotados para priorização das ações financiadas ou apoiadas pela Fundesport no primeiro semestre de 2025.
Segundo Sabino, o esporte é fundamental na promoção da saúde, lazer, inclusão social e profissionalização, e Araraquara tem destaque nesse âmbito. Para ele, a Fundesport tem um papel estratégico nesse processo.
“É fundamental que a população e o Legislativo tenham clareza sobre como os recursos públicos destinados ao setor estão sendo aplicados. Ao solicitar esses dados, buscamos verificar se o orçamento está atendendo às metas previstas para 2025, valorizando a diversidade esportiva e garantindo aos cidadãos o acesso a projetos e atividades de qualidade”, comenta o vereador.
A Fundesport
A Fundesport é pessoa jurídica de direito público interno, sem fins lucrativos, que possui autonomia administrativa e financeira e integra a Administração Indireta do Município de Araraquara, com supervisão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A estrutura da fundação foi reorganizada recentemente, por meio da Lei Municipal nº 11.535, de 30 de abril de 2025.
Tem como objetivo promover, apoiar e desenvolver o esporte em Araraquara, atuando na difusão de atividades esportivas, na elaboração e execução de projetos, convênios e parcerias com órgãos públicos e privados, nacionais e estrangeiros.
Entre suas atribuições estão a captação de recursos, o incentivo a programas de bolsa-atleta, o fomento a iniciativas de terceiros, a construção e melhoria de instalações esportivas, a capacitação de profissionais da área e o apoio a conselhos e organizações associativas, sempre buscando eficiência e efetividade na implementação de políticas públicas e ações ligadas ao esporte no município.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada a...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.