412
Na segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Araraquara realiza Audiência Pública, com o objetivo de discutir a Política Municipal para a População em Situação de Rua e o Programa Municipal “Novos Caminhos – a Rua e outras Possibilidades”, um projeto que visa promover e oferecer uma vida digna a um grupo populacional de extrema precariedade social, econômica e afetiva, para que tenham garantidos o mínimo social dentro da proteção social especial. A desigualdade social é, seguramente, o principal fator desta condição. Mas, junto às condições socioterritoriais, ainda é preciso promover a dignidade, envolver articulação de ações integradas entre saúde, educação, habitação, cultura, esporte, segurança pública, proteção e bem-estar animal, resultando em melhorias para a cidade como um todo, envolvendo a todos em ação social de extrema relevância. A audiência terá a participação do Padre Júlio Lancellotti.
Estes objetivos estão definidos no Projeto de lei nº 156/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, e que está tramitando na Câmara, têm o propósito de apresentar à cidade de Araraquara, uma política pública renovada de atendimento e acolhimento das pessoas em situação de rua. A audiência foi requerida pela vice-presidente do Legislativo araraquarense, vereadora Thainara Faria (PT), e ocorre às 17 horas da segunda, por plataforma de vídeo conferência, com transmissão pela TV Câmara (canal 17 da Net, Facebook e YouTube, além do Face do Portal Araraquara News). O público pode participar com perguntas sobre o tema, pelas redes sociais da Câmara que fazem a transmissão.
Situação se agravou
A cidade de Araraquara, assim como em outros municípios brasileiros, o número das pessoas em situação de rua sofreu um aumento relativo. E isso ocorre por conta das dificuldades apresentadas pela pandemia da Covid-19 e as consequências da crise financeira instalada nos últimos anos, atingindo aos cidadãos que não dispõem de estrutura familiar, social e econômica.
E se torna preocupante observar que o perfil das pessoas em situação de rua se alterou, estando hoje nesta condição de precariedade, pessoas desempregadas, jovens sem qualificação profissional com dependência de álcool e outras drogas ou com transtornos psiquiátricos, que necessitam de acolhimento da sociedade e do Poder Público através de políticas públicas efetivas.
Foram convidados para o debate, os vereadores, o Prefeito Municipal, Edinho Silva; a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain; o Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto; e o Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto.
Serviço
Audiência Pública - Política Municipal para a População em Situação de Rua e o Programa Municipal “Novos Caminhos – a Rua e outras Possibilidades” (Projeto de Lei nº 156/2021)
Data: Segunda-feira, dia 28 de junho
Horário: 17 horas
Onde assistir: TV Câmara de Araraquara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube, além do Face do Portal Araraquara News).
Participação do público: Perguntas sobre o tema pelas redes sociais da Câmara que fazem a transmissão (Facebook e YouTube).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.