Notícias



Audiência na Câmara apresenta Pontos de Cultura de Araraquara

Projetos são reconhecidos e apoiados pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado; evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e dos Fazedores de Arte  

3841


Uma Audiência Pública realizada na Câmara apresentou para a população o trabalho desenvolvido por quatro Pontos de Cultura de Araraquara reconhecidos pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado: Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, Associação Pé Vermelho, Fundação Araporã e Instituto Colibri.

 

O evento, na noite de segunda-feira (26), foi organizado pela Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e dos Fazedores de Arte”, formada pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e pelos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Michel Kary (PL).

 

Os Pontos de Cultura são entidades selecionadas por editais e apoiadas financeira e institucionalmente para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades.

 

Praça das Bandeiras

O presidente da Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, Francisco Salles Colturato, iniciou as apresentações relembrando a história de revitalização da conhecida “Praça do Bar do Zinho”, na região central da cidade.

 

Entre 2009 e 2010, a Praça das Bandeiras chegou ao noticiário e às capas dos jornais como a “cracolândia” de Araraquara, em razão do tráfico de drogas registrado no local. Reuniões com o poder público e forças de segurança trouxeram medidas pontuais, mas que não solucionaram o problema. Então, pessoas interessadas na melhoria da praça se uniram para a criação da associação.

 

“Nós fundamos a associação para ter um CNPJ oficial, fizemos a ata, cartório, enfim, tudo o que precisava dar andamento. O comandante da Guarda Municipal falou nessa reunião uma frase da qual eu não vou me esquecer nunca: ‘Onde o bom fica, o mal se incomoda’. A partir do momento em que nós começamos a ocupar esse espaço com arte, cultura, entretenimento, lazer, houve um afastamento gradual daqueles que traficavam, daqueles que não queriam a praça habitada por pessoas que não estavam consumindo a mercadoria que eles estavam vendendo”, disse Colturato.

 

A praça foi renomeada para Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” em 2020, passou por ampla reforma em 2022 e se tornou um dos locais mais frequentados em atividades culturais na cidade. “Isso só vem comprovar que a cultura, de uma maneira geral, sempre vai fazer diferença”, complementou.

 

Associação Pé Vermelho

Fundadora da Associação Pé Vermelho, a pedagoga e pesquisadora Silvani Silva relatou como foi o processo de criação da instituição do Assentamento Bela Vista, que defende os trabalhadores rurais e a importância da agricultura familiar.

 

“Em 2007, o assentamento sofreu um conflito muito grande de desapropriação. Estávamos, todos os assentados, muito sofridos e sentidos com aquela situação. Na época, a gente, os jovens, queriam pensar alguma coisa. O que poderia alegrar as pessoas, o que a gente poderia fazer. E aí nasce o Pé Vermelho”, explicou.

 

O nome da associação, inclusive, tem um significado importante. “O que era um xingamento para nós nas escolas, ‘Chegaram os pé vermelho e barriga vazia’, a gente ressignificou. E nós entendemos por que ‘pé vermelho’ é tão significativo. Pé Vermelho, porque terra não é sujeira”, afirmou.

 

Tendo 43 assentados do Bela Vista como associados, a instituição busca valorizar a cultura caipira, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Com oficinas, palestras, rodas de conversa e organização de eventos, como a tradicional festa junina, a associação calcula que já impactou 50 mil pessoas.

 

Fundação Araporã

A história da Fundação Araporã foi relatada pela mestre em Ciências Sociais e pesquisadora Natália Carvalho de Oliveira Checchi, presidente da instituição. A fundação foi criada em 1994 e é reconhecida como Ponto de Cultura desde 2019.

 

As áreas de atuação são povos e comunidades indígenas, desenvolvimento etnoambiental (preservação dos territórios indígenas e do meio ambiente), etnoarqueologia (especialidade da arqueologia que estuda as sociedades contemporâneas e sua relação com o mundo material), patrimônio, educação patrimonial e economia criativa e solidária.

 

Como uma das principais ações da fundação, Natália elencou a Feira de Culturas Indígenas de Araraquara. “É uma oportunidade para que a gente entre em contato com populações e povos de diversas partes do Brasil, assim como do interior paulista, das terras indígenas que temos aqui perto, como Araribá, Icatu e Índia Vanuíre, que são as mais próximas aqui a nós”, afirmou.

 

Foram citadas também a parceria com o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa), a catalogação do Patrimônio Paleontológico de Araraquara, a realização de curso de cerâmica e outras oficinas e cursos.

 

Instituto Colibri

Outro Ponto de Cultura que já era reconhecido pelo Ministério da Cultura é o Instituto Colibri, que começou sua história em Araraquara em 2007 e fundou uma filial em Paraty (RJ) em 2010.

 

O instituto tem objetivo de promover a paz, a inclusão social, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e o desenvolvimento científico e tecnológico.

 

Entre os projetos desenvolvidos estão bibliotecas comunitárias, o projeto “Meu Rumo” (de busca ativa escolar e cursos profissionalizantes) e a Festa Literária da Morada do Sol (FliSol), que está na quarta edição.

 

“A FliSol é alegria, é festa. Eu aprendi a festar. Por isso que não é feira. É festa literária. A gente festa o ano todo. Desde o seu lançamento até o final, é uma festa da literatura e das artes integradas. Neste ano, a gente tem uma missão um pouco mais forte ainda, no incentivo à leitura na Biblioteca Municipal”, disse a presidente do Instituto Colibri, Bernadete Passos.

 

‘Noite mágica’

Nas considerações finais, ao término das apresentações, os vereadores presentes e a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, ressaltaram o trabalho de cada instituição e a importância do setor cultural do município.

 

“É uma noite mágica. A gente vê o quanto é rica esta cidade, quanta coisa ela tem para nos oferecer. Eu não me surpreendo, porque a gente já sabia. Só que é diferente quando você está em uma posição como a gente está aqui. Quanta responsabilidade a gente tem com tanta gente importante, tanta produção que nós temos. Araraquara é uma cidade poderosa em cultura e arte”, disse Euzânia.

 

“Espero que tenha sido um momento para que a gente fortaleça essa sinergia que existe no fazer das artes em nossa cidade”, afirmou Fabi Virgílio, que preside a frente parlamentar.

 

Para Michel Kary, foi um dia de aprendizado e contribuição. “São projetos que mantêm a história de Araraquara viva dentro da área cultural”, relatou. “A gente está em um lugar privilegiado, em uma cidade privilegiada em relação à cultura”, complementou Alcindo Sabino.

 

Também estiveram presentes outros representantes da Secretaria Municipal de Cultura; a diretora executiva da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart), Renata Crespi; além de artistas, produtores culturais e agentes territoriais de cultura.

 

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 27 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!