2363
Na sexta-feira (8), a partir das 18 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a audiência Pública “Pela Democracia: Ditadura, nunca mais!”. Requerida pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Thainara Faria (PT), a audiência ocorrerá em plataforma digital da Casa de Leis, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube).
“A Ditadura Militar no Brasil foi palco de graves violações dos direitos humanos, sendo reconhecida como crime de lesa humanidade com condenação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A reverência a este tipo de regime antidemocrático nos dias atuais atordoa aos que lutam diariamente pelos direitos individuais e da coletividade, pela liberdade, pela garantia de direitos sociais, os quais asseguram condições mínimas de desenvolvimento e qualidade de vida ao indivíduo, que tem o direito de usufruir de uma vida digna e exercer plenamente seus direitos civis e políticos”, argumentam os parlamentares na justificativa da audiência.
Medidas foram adotadas para garantir a segurança dos participantes neste momento de enfrentamento da pandemia e, por isso, haverá ferramentas para a participação do cidadão, por meio de perguntas pelo Facebook e YouTube. O participante deverá se identificar e enviar sua manifestação por escrito, dentro do contexto da discussão. A mensagem será encaminhada à presidência dos trabalhos, dando voz à manifestação popular.
Participantes
Eleonora Menicucci – Socióloga, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Brasileiras e professora titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Maria Marighella – Vereadora de Salvador/BA, formada em artes cênicas, feminista, atriz e gestora cultural.
Pietro Alarcon – Jurista, doutor em Direito, professor da PUC/SP e coordenador da área de Direito Constitucional da mesma universidade, membro da Associação Americana de Juristas (AAJ), da Associação dos Advogados e das Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Bruno Silva – Cientista político, professor de Política e pesquisador do Laboratório de Política e Governo, ambos da Unesp/Araraquara, doutorando em Ciência Política pela Unicamp, apresentador da Rádio CBN e diretor do Movimento Voto Consciente.
Aluisio Boi – Presidente do MDB de Araraquara, vereador, presidente da Câmara Municipal de Araraquara, cabeleireiro e gestor público.
Amanda Vizoná – Cientista social, doutora em Ciência Política, professora de Sociologia na rede estadual e secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.