Notícias



Audiência pública debate democracia e ditadura

Discussão foi provocada pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Thainara Faria (PT)

413


Na sexta-feira (8), a partir das 18 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a audiência Pública “Pela Democracia: Ditadura, nunca mais!”. Requerida pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Thainara Faria (PT), a audiência ocorrerá em plataforma digital da Casa de Leis, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET, FacebookYouTube).

“A Ditadura Militar no Brasil foi palco de graves violações dos direitos humanos, sendo reconhecida como crime de lesa humanidade com condenação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A reverência a este tipo de regime antidemocrático nos dias atuais atordoa aos que lutam diariamente pelos direitos individuais e da coletividade, pela liberdade, pela garantia de direitos sociais, os quais asseguram condições mínimas de desenvolvimento e qualidade de vida ao indivíduo, que tem o direito de usufruir de uma vida digna e exercer plenamente seus direitos civis e políticos”, argumentam os parlamentares na justificativa da audiência.

Medidas foram adotadas para garantir a segurança dos participantes neste momento de enfrentamento da pandemia e, por isso, haverá ferramentas para a participação do cidadão, por meio de perguntas pelo Facebook e YouTube. O participante deverá se identificar e enviar sua manifestação por escrito, dentro do contexto da discussão. A mensagem será encaminhada à presidência dos trabalhos, dando voz à manifestação popular.

 

Participantes

Eleonora Menicucci – Socióloga, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Brasileiras e professora titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Maria Marighella – Vereadora de Salvador/BA, formada em artes cênicas, feminista, atriz e gestora cultural.

Pietro Alarcon – Jurista, doutor em Direito, professor da PUC/SP e coordenador da área de Direito Constitucional da mesma universidade, membro da Associação Americana de Juristas (AAJ), da Associação dos Advogados e das Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Bruno Silva – Cientista político, professor de Política e pesquisador do Laboratório de Política e Governo, ambos da Unesp/Araraquara, doutorando em Ciência Política pela Unicamp, apresentador da Rádio CBN e diretor do Movimento Voto Consciente.

Aluisio Boi – Presidente do MDB de Araraquara, vereador, presidente da Câmara Municipal de Araraquara, cabeleireiro e gestor público.

Amanda Vizoná – Cientista social, doutora em Ciência Política, professora de Sociologia na rede estadual e secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.


Publicado em: 08 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!