Notícias



Audiência Pública discute destino de R$ 60 milhões aprovados para a Saúde  

Debate foi convocado pela vereadora Luna Meyer (PDT) e pelos vereadores Aluisio Boi (MDB) e Gerson da Farmácia (MDB) e contou com a presença da chefe da pasta

9817


A aplicação de recursos do Governo Federal na área da saúde do município foi tema de uma Audiência Pública realizada na tarde da quinta-feira (14), no Plenário da Câmara. A iniciativa, protocolada pela vereadora Luna Meyer (PDT) e pelos vereadores Aluisio Boi (MDB) e Gerson da Farmácia (MDB), levou em consideração o princípio da transparência e o acompanhamento efetivo da aplicação desses recursos, visando a garantir que eles sejam utilizados de maneira eficiente e em benefício da população.

 

No documento, os parlamentares levaram em consideração o anúncio feito pelo prefeito Edinho Silva (PT) sobre a liberação de R$ 59.994.124,00 pelo Governo Federal, anunciada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para a saúde de Araraquara, conforme divulgado em suas redes sociais e em eventos públicos.

 

O requerimento argumenta que os recursos mencionados serão destinados à realização de exames e cirurgias eletivas, a fim de atender a demanda acumulada durante a pandemia de Covid-19.

 

A audiência foi intermediada por Luna e Gerson e, além da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, a mesa diretora dos trabalhos foi completada pelo coordenador executivo de Avaliação e Controle, Edivaldo Trindade.

 

“R$ 60 milhões é um montante muito expressivo, se formos considerar que o orçamento da cidade totaliza pouco mais de R$ 1 bilhão. Então, no sentido de esclarecer o uso dessa verba, entendemos que seria apropriado realizar uma audiência para que a secretária pudesse apresentar como esse dinheiro será aplicado, assim como esclarecer algumas dúvidas relacionadas à saúde”, explicou Luna.

 

Gerson, presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, completou afirmando que a audiência deixa mais claro à população onde os recursos serão investidos.

 

Nas palavras da secretária da Saúde

Eliana iniciou apontando que os principais gargalos estão em exames que utilizam o profissional médico para sua realização, como ultrassom, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma, pois são mais demorados, ressaltando-se, ainda, os valores da tabela SUS. “É pago R$ 25 para fazer um ultrassom, R$ 50 um ecocardiograma, R$ 70 uma colonoscopia e uma endoscopia. Então são valores que não interessam realmente aos prestadores, pois os custos deles são muito maiores”, detalhou.

 

No setor de imagem, o grande gargalo são as ressonâncias magnéticas. “Hoje os exames mais solicitados são ultrassom e ressonância magnética. Tínhamos realmente uma fila muito grande e até, anteriormente à chegada desses recursos, a Santa Casa se dispôs a abrir aos finais de semana, para realizar esses exames. Então ela duplicou praticamente o número de exames de ressonância. Passaram a fazer 35 exames por dia e conseguimos desafogar isso”, pontuou.

 

As cirurgias eletivas também contam com grande fila de espera em todas as especialidades, excluindo Oncologia, pois a Santa Casa nunca deixou de fazer devido ao seu quantitativo e a sua necessidade. “Os exames já estão contratados e já estão em realização. A Santa Casa vai realizar todos os exames que estão na fila de espera, e isso mantendo o que é necessário mensalmente”, garantiu a secretária.

 

Vai ajudar

Jéferson Yashuda, provedor da Santa Casa de Araraquara, principal parceira da Prefeitura na Saúde, colocou que a entidade não tem capacidade de executar os procedimentos com a tabela SUS, que é deficitária, mas a proposta apresentada pela secretária da Saúde possibilita um melhor atendimento de Araraquara e região.

 

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), o vice-presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB), o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Hugo Adorno (Republicanos), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Lineu Carlos de Assis (Podemos) e Marchese da Rádio (Patriota).

 

A Audiência Pública teve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), Facebook e YouTube. Confira a íntegra do debate aqui.


Publicado em: 15 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!