Notícias



Audiência Pública vai debater aplicação do IPTU Progressivo no Tempo em Araraquara

Discussão é de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

884


A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na próxima quinta-feira (6), às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis, uma Audiência Pública para debater o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Complementar nº 2/2025, que trata da aplicação do IPTU Progressivo no Tempo.

 

A iniciativa é de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e tem como objetivo promover um diálogo aberto com a população sobre as condições, prazos e alíquotas que compõem o programa previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental do município.

 

O IPTU Progressivo no Tempo é um instrumento previsto no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor, que busca estimular o uso adequado dos imóveis urbanos. Por meio dele, proprietários de terrenos ou edificações que não cumprem a função social da propriedade, mantendo áreas ociosas ou subutilizadas, podem ter aumento gradual do imposto ao longo dos anos, até que a destinação do imóvel seja regularizada.

 

De acordo com o parlamentar, a realização da audiência reforça o compromisso do Legislativo com a transparência e a participação popular nas decisões que afetam o desenvolvimento urbano de Araraquara. “É fundamental que a comunidade participe e contribua com o debate, para que o projeto final reflita um equilíbrio entre justiça social, incentivo ao crescimento ordenado e respeito às condições econômicas locais”, destacou Bianco.

 

Como acompanhar

 

A Audiência Pública será aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pela Internet (Facebook e YouTube).

 

A participação de especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil contribui para o aprimoramento do projeto antes de sua votação em Plenário.

 

Quem vem

 

Foram convidados para o encontro o prefeito Luís Cláudio Lapena Barreto (PL), os secretários municipais de Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira, de Desenvolvimento Urbano, Priscila Vasques Crepaldi, e de Desenvolvimento Econômico, Gerson Roza de Freitas, e representantes do Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental (CMPUA). A professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Luciana Gonçalves, e as deputadas estaduais Márcia Lia (PT) e Thainara Faria (PT), também foram chamadas para contribuir com a discussão.


Publicado em: 31 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...



PAT (09/02)

09 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...



Oficina de Graffiti

09 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...



Criação de vagas de parada rápida para carros de aplicativo melhoraria o trânsito

09 de fevereiro de 2026

A criação de vagas de parada rápida para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte individual ajudaria a melhorar o trânsito em Araraquara. A sugestão é do vereador Michel...



Melhor patrulhamento da Guarda Civil Municipal é pedido para a Praça do Carmo

09 de fevereiro de 2026

A intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça do Carmo foi pedida à Prefeitura, após relatos recebidos pelo gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre situações d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!