63
Uma Audiência Pública para discutir o possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER) “Rubens Cruz” acontecerá na quarta-feira (19), às 18 horas, no Plenário da Câmara.
A iniciativa é de autoria das vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Maria Paula (PT), e dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT), e tem o objetivo de promover um debate sobre o tema, que vem gerando grande preocupação entre famílias, educadores e a comunidade local.
De acordo com os parlamentares, o fechamento do ensino integral das unidades pode trazer impactos significativos à rede municipal de ensino, tanto do ponto de vista pedagógico quanto social. Nesse sentido, eles justificam a Audiência Pública na tentativa de oferecer um espaço democrático para que todas as partes envolvidas possam se manifestar, garantindo a escuta da população e dos profissionais da área antes que qualquer decisão definitiva seja tomada.
A Bancada de Oposição da Câmara destaca que o Legislativo tem o papel fundamental de assegurar transparência e participação popular nas decisões que envolvem o futuro da educação pública no município. A proposta é que o encontro sirva para esclarecer dúvidas, apresentar justificativas e buscar alternativas viáveis que preservem o direito das crianças e famílias afetadas.
Durante a Sessão Extraordinária do dia 5 de novembro, o secretário municipal da Educação esteve no Plenário prestando esclarecimentos sobre a situação.
Convidados
Foram convidados para participar da audiência o prefeito Dr. Lapena (PL); a vice-prefeita Meire Laurindo (União Brasil), os secretários municipais da Educação, Fernando Diana, da Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira, e de Governo, Leandro Guidolin; além de representantes da Unesp Araraquara, das coordenadorias das duas unidades escolares mencionadas, da sociedade civil e da comunidade escolar.
Como acompanhar
O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, Facebook e YouTube, e será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou online, por meio de perguntas enviadas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Casa de Leis.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em documento encaminhado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) pede estudos e providências quanto à situação de cães na Praça “Professor Jorge Borges Corrêa”, no Santana. “Chegaram ao ga...
A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...
A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...
Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...
Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...
Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.