Publicado por: Foto: CNA/Senar
41
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP).
Criado em 1991, o Senar é vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), faz parte do Sistema S e atua na formação profissional e promoção social no meio rural brasileiro, oferecendo cursos gratuitos e assistência técnica e gerencial para produtores e trabalhadores do campo.
No Estado de São Paulo, o Senar-SP foi criado em 21 de maio de 1993, dentro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). Segundo o site da instituição, cabe ao Senar-SP e suas administrações regionais organizar, administrar e executar a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS), por meio de processos educativos vinculados à realidade do meio rural, visando a propiciar ao homem do campo o seu desenvolvimento integral, como cidadão e como trabalhador, dando-lhe uma perspectiva de crescimento e bem-estar social, objetivando o melhor desempenho nas ocupações rurais e a oferta de novas oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, atual e futuro.
O Senar-SP atua nos municípios paulistas, desenvolvendo ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social e utilizando-se da parceria com os Sindicatos Rurais Patronais e suas extensões de base, e com as prefeituras de municípios que não possuem sindicatos.
No documento, a parlamentar pergunta qual o motivo de Araraquara não ter sido considerada no rol de cidades que recebem os cursos oferecidos pelo Senar-SP e pede informações de quais cursos foram oferecidos pelo Senar-SP para a cidade de Araraquara nos últimos cinco anos, quais as modalidades dos mesmos e qual o perfil do público pretendido.
Questiona ainda desde quando Araraquara é atendida pelos cursos do Senar-SP, solicitando histórico com quantidade de pessoas que realizaram as ações.
Finalizando, busca saber quais cidades do estado de São Paulo foram contempladas pelos cursos do Senar-SP no ano de 2025 e quais cursos foram oferecidos; e quais cursos serão oferecidos para Araraquara no ano de 2026.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP). O vereado...
Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...
A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...
O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.