Notícias



Avinhado na camisa e no coração

Exposição no Saguão da Câmara Municipal de Araraquara apresenta um pouco da história da Ferroviária

3213


“O povo está feliz, tem futebol com a Ferroviária da Morada do Sol.” A intrínseca relação entre a cidade de Araraquara e a Associação Ferroviária de Esportes (AFE) foi destacada ao longo de toda a solenidade que marcou a abertura da exposição “Ferroviária, nosso manto grená: hoje, amanhã e sempre!”, no Saguão da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde da terça-feira (2).

Idealizada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), e realizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), a exposição ficará disponível até o dia 22 de agosto, data do aniversário da cidade. Ela é fruto de uma parceria com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio de Araraquara e o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

“O mais importante desse trânsito do acervo museológico é estar diretamente com a comunidade, entendendo isso que chamamos de educação para o patrimônio. Todos têm que saber que o patrimônio é de todos”, explicou o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

“Queremos que a população venha e que possa também ir ao museu da Ferroviária, porque a história é magnífica e o amor de Araraquara tem que sempre fortalecer a Ferroviária, pois ela leva o nosso nome para fora”, enfatizou Boi.

Fabi destacou a oferta, pela Câmara Municipal, de uma parte da história de Araraquara. “A Ferroviária demonstra essa ligação direta com o seio da nossa cidade. Uma não está desassociada da outra. Por isso, trouxemos um pedacinho do museu para o nosso saguão, que recebe muitas pessoas todos os dias, que poderão ter esse coração atingido e sentir o que a Ferroviária representa, que é essa emoção, essa honra, esse enaltecimento.”

Grande parte da história da Ferroviária foi narrada pelo radialista José Roberto Fernandes, líder dos “Campeões da Bola”. “A Ferroviária é um marco da cidade. É muito mais que um time de futebol, muito mais que um clube. Ela representa a cidade. E a cidade tem na Ferroviária um representante da qual deve se orgulhar muito.” Para ele, é preciso união em torno da agremiação. “A Ferroviária é muito grande, e ela vai crescer ainda mais, vai representar condignamente, como tem feito ao longo da história, mas precisamos nos unir.”

Ligado à Ferroviária desde as categorias de base do clube, o prefeito Edinho Silva (PT) relatou essa proximidade. “É uma identidade muito forte que tenho com a Ferroviária. Sempre que sou chamado, que a diretoria me pede algo em que posso ajudar, nunca nego, sempre me coloco à disposição. Espero poder participar da vida da Ferroviária por muitos anos ainda e ver a Ferroviária se consolidar cada vez mais como grande símbolo, como a grande identidade do povo de Araraquara.”

“São momentos como esse que nos incentivam cada vez mais a nos dedicarmos, a nos entregarmos com todas as nossas forças em prol dessa instituição. Realmente nos emociona. Para nós, é um motivo de muito orgulho, de muita satisfação. Estamos muito felizes nesse momento. Agradecemos esse grupo de vereadores que assinou a moção de apoio à Ferroviária”, finalizou o presidente do clube, Carlos Salmazo.

 

Serviço

Exposição “Ferroviária, nosso manto grená: hoje, amanhã e sempre!

Até 22 de agosto

Local: Saguão da Câmara Municipal de Araraquara – Rua São Bento, nº 887, Centro

Horário: segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas


Publicado em: 03 de agosto de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!