Notícias



Câmara abre CEI para investigar mudanças na Educação em Araraquara

Oito vereadores assinaram o documento para apurar decretos que alteram alimentação e o transporte escolar em Araraquara; trabalhos devem durar 90 dias

Publicado por: Foto: Divulgação

5632


Após o requerimento de convocação do secretário Municipal da Educação, Fernando Diana, ter sido rejeitado em votação durante a 4ª Sessão Ordinária, um grupo de vereadores protocolou um pedido de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar as recentes mudanças feitas na alimentação e no transporte escolar em Araraquara.

 

Assinado pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Marcão Da Saúde (PT) e Paulo Landim (PT), além das vereadoras Maria Paula (PT), Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT), o documento solicita a apuração dos Decretos Municipais nº 13803 e 13804/2025, já discutidos em Audiência Pública, organizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

A CEI pretende a apurar as condições da rede municipal de ensino em razão dessas regulamentações, que causariam impactos negativos na rotina dos alunos que frequentam a rede municipal de ensino, especialmente, aqueles que dependem exclusivamente dos recursos e serviços oferecidos pela Administração Pública.

 

A proposta da CEI é esclarecer os motivos que levaram o Executivo a tomar essas decisões, baseado em depoimentos e na apresentação de estudos técnicos que justificariam as alterações propostas.

 

Cinco vereadores serão nomeados pela Presidência da Câmara para a execução dos trabalhos, que terão um prazo inicial de 90 dias para a apuração dos fatos.

 

Nas justificativas apresentadas no pedido de abertura da CEI, os parlamentares citam uma declaração do secretário a um portal de notícias da cidade, que não retrataria a realidade enfrentada por pais e alunos. Eles ainda mencionam a ausência de representantes do Executivo na audiência, impedindo, assim, a possibilidade de se estabelecer um diálogo com a população atingida pelos decretos.

 

Entenda o caso

Segundo determinado pela Prefeitura, teriam direito ao transporte escolar somente os alunos que moram a uma distância mínima de 2 km da unidade de ensino em que estão matriculados e ficaria proibido o consumo de alimentação escolar por servidores públicos e demais colaboradores da rede de ensino. Dias depois da publicação das novas regulamentações, um novo dispositivo suspendeu, temporariamente, a aplicação das normas para reavaliação técnica.

 

Comissão Especial de Inquérito

O Regimento Interno da Casa de Leis prevê a criação de comissões internas para apurar irregularidades sobre fatos relacionados ao Município, desde que se cumpram algumas formalidades legais.

 

A última CEI instaurada pela Câmara havia sido em junho de 2022, quando a casa apurou falhas trabalhistas e administrativas que contribuíram para a dívida de Precatórios e Requisições de Pequenos Valores (RPVs) contraída pela Prefeitura desde 2017. Na ocasião, a CEI teve a vereadora Fabi Virgílio (PT) como presidente e apresentou em abril de 2023 o relatório final com diversas recomendações para que fosse garantida a transparência, eficiência e integridade na gestão de precatórios.

 

Isso incluía contratar auditoria externa; revisão e atualização dos procedimentos de gerenciamento de precatórios; reforço da capacitação e do treinamento dos servidores envolvidos no gerenciamento de processos e recursos humanos, assim como estudos para a unificação dos RHs; uso de “compliance” para aprimorar a comunicação entre Procuradoria e RH; criação de uma Ouvidoria Trabalhista; cumprimento do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para não incorrer em precatórios futuros; observância das leis vigentes; e a criação de um novo Estatuto dos Servidores.


Publicado em: 20 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Araraquara tem 3.500 árvores ‘na fila’ para serem podadas ou retiradas, diz secretário

04 de dezembro de 2025

Araraquara possui 3.500 árvores aguardando poda ou retirada, em razão da falta de equipes suficientes para a realização desses serviços. As informações são do secretário municipal de Obras e Serviç...



Pós-graduação gratuita

04 de dezembro de 2025

O Polo de Ensino Municipal Superior de Araraquara (Pemsa) abriu inscrições, até a sexta-feira (12), para o curso gratuito de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Aplicadas à Educação. O curso of...



Doação de alimentos (06/12)

04 de dezembro de 2025

No sábado (6), acontecerá a 3ª edição do Natal Sem Fome. Com o lema “Doe alimentos e alimente esperanças”. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 10.724/23, busca arrecadar produtos não...



Interdição (até 19 de dezembro)

04 de dezembro de 2025

O trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre a Rua Fortunato Anselmo Plagiarini e a Rua Luiz Lavitola, no bairro Chácara Flora, será interditado, até o dia 19 de dezembro, para a execução de obras...



IPTU 2026 (04/12)

04 de dezembro de 2025

A segunda via do IPTU 2026 já está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, permitindo que contribuintes emitam o documento de forma rápida e segura sem necessidade de deslocamento. Para ace...



Feira do Botânico (06/12)

04 de dezembro de 2025

O Parque Municipal do Botânico recebe, neste sábado (6), mais uma edição da Feira Parque Botânico, das 10h às 18h, reunindo expositores de economia criativa, artesanato, gastronomia e atrações cult...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!