Notícias



Câmara adere ao programa ‘Câmera Cidadã’

Segundo o presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), objetivo é fortalecer segurança da população

145


A Câmara Municipal de Araraquara agora também integra o programa Câmera Cidadã, uma rede colaborativa com a finalidade de ampliar, de forma significativa, o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras residenciais, do comércio e entidades ao serviço de monitoramento por imagens do município.

O termo de adesão foi assinado na tarde desta segunda-feira (12) pelo presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB), e pela vice-presidente, vereadora Thainara Faria (PT), após reunião com o gerente de programas, Magal Verri, e o guarda civil municipal, Danilo Soler, no gabinete da presidência.

As imagens captadas pelas câmeras externas instaladas no prédio da Câmara Municipal serão compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Civil Municipal e com as polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta.

“A Lei que instituiu esse programa foi aprovada pelos nossos pares, e hoje, temos a honra de poder colaborar ainda mais com a segurança da cidade, uma vez que esses equipamentos de filmagem ficam em uma região central e de muito movimento da cidade, e serão de grande valia, pois através de sistema remoto das gravações, as autoridades dos setores de segurança pública terão acesso on-line às informações”, lembrou Boi.

O programa já em vigor, de acordo com Verri e Soler, tem apresentado ótimos resultados com apoio à polícia em ocorrências de tráfico de drogas, homicídios, furtos, com a identificação de placas de veículos furtados e roubados e muitos outros.

Thainara foi informada que esse compartilhamento das imagens já vem contribuindo com as investigações de forma a prevenir e identificar rapidamente os delitos e seus autores. “É ótimo saber que eles estão 24 horas ligados em tudo o que acontece em nossa cidade. Se a Câmara pode dar sua contribuição, fazemos questão de participar. Fomos convidados e, assim que a situação permitir, vamos conhecer de perto as instalações do Centro de Monitoramento da Guarda Civil Municipal.”

 

Programa Câmera Cidadão de Araraquara

Araraquara está montando uma grande rede e integrando a cidade para aumentar a segurança pública, com tecnologia, uma poderosa aliada, que contribui na prevenção de crimes e de outras infrações.

Hoje, Araraquara conta com 1.100 câmeras monitorando 196 próprios públicos, somadas a 240 de particulares participantes do programa, mais 35 da Prefeitura, distribuídas em pontos estratégicos do município, cujo objetivo é somar esforços, gerando proteção da coletividade em geral.

 

Como fazer parte do Câmera Cidadã?

Para se cadastrar, o cidadão interessado deve preencher formulário no térreo da Prefeitura ou no site www.araraquara.sp.gov.br e aguardar contato da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública para agendamento de uma avaliação técnica. A avaliação sendo positiva, o morador receberá as instruções para se inscrever no programa ‘Câmera Cidadã’.

“Gostaria de solicitar que aqueles moradores que têm as câmeras de suas residências voltadas para a rua aderissem ao programa, para, com isso, multiplicar a vigilância na cidade e proporcionar um aumento na eficiência da solução de crimes. Eu fui informado, por exemplo, que no caso do homicídio do motorista de aplicativo, ocorrido no dia 19 de março, o criminoso foi identificado pelo sistema e o caso resolvido de imediato”, pontuou Boi.

 


Publicado em: 13 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!