Notícias



Câmara apoia coletores de resíduos sólidos para diálogo sobre nova forma de trabalho

Presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), organizou reunião entre representantes da empresa de coleta e vereadores da Casa de Leis; tema foi levado à Tribuna Popular

696


Com o objetivo de conceder apoio, por parte do Legislativo Municipal, aos coletores de resíduos sólidos, mediante a nova forma de trabalho imposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Aluisio Boi (MDB), organizou, na manhã desta terça-feira (15), uma reunião entre parlamentares da Casa de Leis, o gerente da empresa de coleta de resíduos sólidos Urban, Deijane da Conceição, e o encarregado dos profissionais, Ricardo de Freitas Gouvêa.

“Nossa finalidade é conseguir que os profissionais, por meio da Câmara Municipal, tenham a possibilidade de explicar a dificuldade da nova forma de trabalho ao promotor do MPT. Queremos deixar claro que não é má vontade dos funcionários de seguir a determinação; é falta de condição para isso, o que pode gerar um estado de calamidade no município, ainda mais durante uma pandemia, já que os coletores não conseguirão recolher todos os resíduos com a mesma agilidade de antes e estão cogitando suspender os trabalhos até conseguirem uma alternativa à nova determinação”, frisa Boi.

Os vereadores Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB) e Luna Meyer (PDT), que  participaram da reunião, apoiam o movimento de levar a problemática ao MPT, solicitando um acordo que não prejudique os funcionários e nem a população da cidade pela falta da realização adequada do serviço.

 

Tribuna Popular

Mais tarde, o assunto foi abordado na Tribuna Popular, pelos representantes dos coletores, que, acompanhados de um grupo de trabalhadores, apresentaram a questão a todos os vereadores e à sociedade, por meio da transmissão da TV Câmara.

 

Entenda o que mudou

O novo modelo de trabalho, determinado pela Ação Civil Pública do MTP, estabelece que o recolhimento do lixo não seja mais realizado com o coletor subindo e descendo do estribo, isto é, da plataforma anexada à traseira do caminhão, durante a coleta. Por isso, no dia 27 de janeiro, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), responsável pelo serviço, começou com a nova rotina, utilizando caminhões sem o estribo, com os coletores entrando e saindo da cabine do caminhão após coletarem os sacos de lixo. De acordo com os representantes dos trabalhadores, a nova modalidade mostrou-se mais exaustiva e menos eficiente, e o modelo foi abandonado poucos dias depois.

Nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal foi notificada pelo Daae de que o MPT indeferiu uma solicitação de audiência conciliatória da parte da autarquia e estipulou uma multa diária de R$ 500 para o Daae e outros R$ 500 para o superintendente, Donizete Simioni, por cada dia em que a coleta tenha sido realizada com os estribos. O MPT também exigiu o retorno ao novo modelo a partir desta terça-feira (15).

Os coletores de resíduos sólidos não concordam com a medida. Para Conceição, o estribo é o único momento de “descanso” do coletor, tanto que é chamado de “plataforma de descanso” pelos trabalhadores.  “É exaustivo entrar e sair da cabine do caminhão ou do carro de apoio que vai atrás do caminhão a cada lixeira, além de atrapalhar o trânsito, causando estranhamento na população e constrangimento dos coletores. Outra possibilidade é o profissional ir apenas correndo atrás do caminhão durante todo o trajeto, o que o coletor não consegue fazer, devido à distância, que é de cerca de 30 km por setor”, explica.

 

Impossibilidade de seguir a determinação

Após um dia seguindo a nova diretriz, os funcionários apontaram a impossibilidade de cumprir a nova diretriz e recolher todo o lixo da cidade. “Normalmente, coletamos em média 200 toneladas de resíduos, mas, com esse novo modal, reduzimos em 50% a nossa capacidade de coleta. Nunca havíamos deixado lixo na rua antes”, enfatiza o gerente.

 

Segurança e quantitativo

Para Gouvêa, o estribo não oferece riscos aos funcionários. “Em 16 anos de experiência, eu nunca presenciei um acidente por causa dessa prática. Na verdade, o estribo já salvou muitas vidas, pois, por diversas vezes, quando um carro vem na direção do coletor, ele sobe na traseira do caminhão e não é atropelado.”

De acordo com os representantes da empresa de coleta, atualmente, são dez caminhões que realizam a operação, sendo dois de reserva, e 23 coletores por turno.

 

Moção de apoio

Ainda nesta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal protocolou o Requerimento nº 168/2022, manifestando apoio aos trabalhadores que realizam a coleta de resíduos sólidos e sugerindo que o Poder Executivo, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos, o Poder Legislativo, as Promotorias da Saúde, do Meio Ambiente e do Trabalho, além do próprio Ministério Público do Trabalho deem voz aos trabalhadores, em uma reunião a ser marcada de forma emergencial, para que a cidade não sinta os prejuízos de uma longa paralisação dos serviços.


Publicado em: 15 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!