Notícias



Câmara aprova criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos

Equipamentos serão emprestados gratuitamente, priorizando pessoas que não tenham condições financeiras para aquisição  

887


A criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Araraquara foi aprovada por unanimidade da 34ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (23), no Plenário da Câmara.

 

O objetivo do projeto, proposto pelo vereador Marcelinho (Progressistas), é disponibilizar para empréstimo gratuito cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, tipoias e outros equipamentos similares que auxiliem na locomoção e reabilitação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou em tratamento de saúde temporário.

 

“Sabemos que esses materiais, apesar de fundamentais, possuem alto custo e muitas vezes não são acessíveis à população mais carente. A criação do Banco permitirá o reaproveitamento de equipamentos por meio de doações e parcerias, promovendo a solidariedade, a sustentabilidade e o uso racional dos recursos públicos”, destaca o vereador.

 

De acordo com o texto, os dispositivos poderão ser cedidos por períodos determinados, mas com possibilidade de prorrogação conforme a necessidade do usuário e a disponibilidade. Deverão ter prioridade no empréstimo pessoas que comprovem não ter condições financeiras para comprar os materiais.

 

Para compor o estoque do banco, o projeto propõe que os equipamentos sejam comprados pelo poder público ou adquiridos por meio de doações de pessoas físicas, jurídicas, entidades públicas ou de repasses de programas governamentais.

 

“Eu penso que esse projeto pode ser um exemplo para a cidade. Eu acho que quando ele se torna uma política pública é muito importante, porque a gente pensa em continuidade. Independentemente de quem estiver aqui, ele tem que continuar”, comentou o vereador Alcindo Sabino (PT) na declaração de voto durante a sessão.

 

A vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu, ainda, que o programa também auxilie na conexão entre instituições da cidade que prestem o mesmo serviço gratuito. “Talvez o que seja importante a gente fazer é colocar essas instituições para dialogar entre elas, porque a gente pode beneficiar mais pessoas”, completou.


Publicado em: 25 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o não pagamento de obrigações patronais pela Prefeitura em 2025

05 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...



Inclusão de Araraquara na rota do Caminho da Fé é proposta à Prefeitura

05 de dezembro de 2025

A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...



Agenda Cultural – 05/12

05 de dezembro de 2025

Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...



Agenda Esportiva – 05/12

05 de dezembro de 2025

Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...



Teleatendimento SUS (05/12)

05 de dezembro de 2025

O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...



Ludopatia (10/12)

05 de dezembro de 2025

Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!