Notícias



Câmara aprova datas municipais de conscientização sobre paralisia cerebral

Projeto de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) foi votado pelo Legislativo na Sessão Ordinária de terça-feira (30)

121


A Câmara aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (30), por unanimidade dos vereadores presentes, as inclusões do Dia Municipal de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral (6 de outubro) e da Semana Municipal de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral (na semana em que estiver o dia 6 de outubro) no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara.

        

O projeto é de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e será encaminhado para sanção do prefeito Dr. Lapena (PL) para se tornar lei.

 

As datas poderão ser lembradas com palestras, seminários, atividades culturais e esportivas, campanhas educativas e demais ações que promovam a reflexão e o debate sobre a inclusão social, a acessibilidade, os direitos e a qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral e seus familiares.

 

Os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei serão obtidos em parcerias com empresas ou outras instâncias governamentais, sem gerar despesas para a Prefeitura.

 

Segundo Bianco, a iniciativa foi construída junto com diversos grupos e coletivos ligados ao tema, como a Associação Mães Guerreiras e a Associação Araraquarense dos Portadores de Paralisia Cerebral (AAPPC) — que estiveram presentes à sessão e utilizaram a Tribuna Popular para defesa do projeto.

 

“Eu queria pedir o voto de todas e todos para conseguir garantir essa vitória importante de ter a Semana e o Dia de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral. Para que a gente possa, anualmente, fazer uma grande reflexão sobre para onde está andando a nossa cidade no que tange a essas pessoas e para onde nós podemos caminhar. Eu queria agradecer, do fundo no meu coração, a todas vocês. Hoje vai ser um dia importante, um dia histórico, um dia de vitória para a nossa comunidade e para a nossa cidade”, afirmou o vereador antes da votação.

 

Representando a AAPPC, Nilva Pereira de Medeiros pediu maior visibilidade às pessoas com paralisia cerebral. “Eles são cadeirantes, mas têm inteligência, são seres humanos. Então, a gente queria que fosse aprovada a lei para a gente ter mais divulgação nas escolas, na TV, nas rádios. Não temos nada. Ninguém fala sobre a paralisia cerebral”, declarou.

 

Larissa Regina Cassaca Ferreira, da Associação Mães Guerreiras, complementou o pedido pela aprovação do projeto. “Com esse dia, a gente pode se mobilizar, fazer protestos, ter movimentação nos postos de saúde, nas escolas, nas creches, sobre prevenção de paralisia, principalmente a paralisia cerebral no parto. É uma coisa que tem que ser levada a sério, tem que ser ouvida. Eles têm que ser respeitados. É isso que a gente vai pedir até o fim das nossas vidas: respeito para os nossos cadeirantes”, ressaltou.

 

O debate sobre o projeto e a votação podem ser acompanhados na transmissão da sessão no YouTube da Câmara.

 

Sobre a paralisia cerebral

A paralisia cerebral é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo, de acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

 

Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas.

 

Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com paralisia cerebral podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.

 

Em casos graves, existe necessidade do uso de cadeira de rodas. Já as alterações cognitivas incluem problemas na fala, no comportamento, na interação social e no raciocínio. Os pacientes também podem apresentar convulsões.

 

O tratamento para essas pessoas requer a atuação de diversos profissionais de saúde: fisiatra (médico especializado em Medicina Física e Reabilitação), ortopedista, neurologista, pediatra e oftalmologista, além de outros especialistas da saúde, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico e nutricionista.


Publicado em: 01 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Serviço de poda (26/09)

02 de outubro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...



Exposição (30/09)

02 de outubro de 2025

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, na sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagens,...



Compositores locais (02/10)

02 de outubro de 2025

A 4ª edição da Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais Pedro Paulo Zavagli – Spiga começa na segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Araraquara. A abertura oficial, às 17h30, cont...



Coro da Osesp (02/10)

02 de outubro de 2025

Na quarta-feira (8), Araraquara recebe o Coro da Osesp no Teatro Municipal, às 20 horas, em mais uma edição da série “Osesp Itinerante”, que desde 2008 leva concertos gratuitos a cidades do interio...



PAT (02/10/25)

02 de outubro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 45 vagas para diversas áreas: açougueiro(a) freelancer e fixo (2), ajudante de pizzaiolo (1), atendente de loja de gelateria (3), a...



Indicação sugere criação de pontos de apoio para entregadores e motoristas de aplicativos

02 de outubro de 2025

A implantação de pontos de apoio para entregadores e motoristas de aplicativos em determinados locais da cidade é tema da Indicação nº 4559/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Michel Kary (PL)...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!