Notícias



Câmara aprova projeto que amplia proteção aos animais em Araraquara

Nova regra considera maus-tratos deixar animais sozinhos por mais de 36 horas sem água, comida, abrigo e higiene adequados

583


 

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 62ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (12), o Projeto de Lei Complementar nº 5/2026, de autoria do vereador Michel Kary (PL), que endurece as medidas de proteção animal no município. A proposta altera a Lei Complementar nº 827/2012 e passa a considerar como abuso e maus-tratos a conduta de deixar animais sozinhos por mais de 36 horas ininterruptas, sem acesso a água, alimentação, abrigo ou condições adequadas de higiene.

Pelo texto aprovado, a nova regra será incorporada ao artigo 16 da legislação municipal que já trata da proteção e do bem-estar animal. A medida busca responsabilizar tutores que abandonem os animais de forma indireta, o que significa, por exemplo, mantê-los dentro de casa, resultando em sofrimento físico ou psicológico dos bichinhos.

 

Guarda responsável

Na justificativa apresentada ao projeto, Kary argumenta que a proposta tem caráter educativo e preventivo, além de reforçar a responsabilidade dos tutores com os animais domésticos. “Situações de abandono indireto podem causar fome, sede, doenças, estresse extremo, automutilação e até morte dos animais”, acrescenta o parlamentar.

O texto também destaca que a ausência prolongada de cuidados pode gerar problemas à vizinhança, como latidos contínuos, mau cheiro, proliferação de insetos e condições insalubres. A justificativa ainda menciona que cidades brasileiras já adotam medidas semelhantes e reforça que a Constituição Federal e a Lei de Crimes Ambientais proíbem práticas de crueldade contra animais.

 

Análise jurídica

Antes da votação em Plenário, o projeto passou pela análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara. O parecer reconhece que existem legislações federal e estadual relacionadas à proteção animal, mas entende que a proposta apresentada se enquadra dentro do interesse local do município, especialmente por tratar de questões ligadas ao meio ambiente, à saúde pública e ao poder de fiscalização municipal.

A Comissão também destaca entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que confere aos municípios a competência para legislar sobre meio ambiente e proteção animal, desde que as normas locais estejam em harmonia com a legislações federal e estadual. O parecer também apontou que Araraquara já possui legislação específica sobre maus-tratos, tornando adequada a inclusão da nova conduta na lei já existente para manter coerência no sistema de punições do município.

 

Tramitação em dois turnos

Por se tratar de um projeto de lei complementar, a matéria precisou seguir tramitação especial prevista na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal. O texto foi submetido a dois turnos de discussão e votação e dependia da aprovação da maioria absoluta – mais da metade do total de vereadores, independentemente dos presentes, ou seja, dez ou mais vereadores – para avançar.

Após a manifestação favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, o projeto também recebeu parecer da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Causa Animal, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT). O colegiado informou não haver objeções em relação à competência da Comissão para análise da matéria e deixou a decisão final ao Plenário, que aprovou a proposta durante a Sessão Ordinária.

O projeto segue agora para sanção do prefeito.


Publicado em: 15 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara aprova criação de dia municipal em homenagem às vítimas de feminicídio

17 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 77/2026, de autoria da vereadora Maria Paula (PT), que institui o “Dia Municipal de Luto e de Memória à...



Destino de R$ 72 milhões para construção de marginais do Ribeirão das Cruzes é questionado

17 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a destinação de R$ 72 milhões para a construção das marginais do Ribeirão das Cruzes, co...



Moradores pedem ação urgente para reduzir riscos de acidentes na Avenida Luiz Dosualdo

17 de junho de 2026

A segurança no trânsito da Avenida Luiz Dosualdo tem sido motivo de preocupação de moradores dos condomínios Quinta das Tipuanas e Portal das Tipuanas, de acordo com o Requerimento nº 1346/2026, de...



Agência reguladora não prevê isenção de taxas para resíduos domiciliares depositados em caçambas

17 de junho de 2026

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), responsável por regular e fiscalizar serviços públicos de saneamento básico, afirma qu...



Projetos de Trabalho Social de empreendimentos habitacionais são solicitados à Prefeitura

17 de junho de 2026

Com o objetivo de obter acesso a documentos que orientam as ações sociais realizadas nos residenciais Alamedas e Vale do Sol, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou os Requerimentos nº 1354/2026 e n...



Mais de 800 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Araraquara em um ano

17 de junho de 2026

As ocorrências envolvendo animais peçonhentos têm exigido atenção constante do setor público em Araraquara. Levantamento solicitado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura aponta, no perío...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!