1975
As aprovações de dois Projetos de Lei (PL) na Câmara reconheceram a importância de uma atividade exercida em nosso país há tempos, mas que somente foi regulamentada no Brasil recentemente – a podologia. As iniciativas, de autoria do vereador Enfermeiro Delmiran (PL), incluem o “Dia Municipal do Podólogo” e a “Semana Municipal da Podologia” no calendário oficial de eventos de Araraquara, para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os pés e dos impactos dessa prática na saúde em geral.
Diversos profissionais e estudantes de podologia compareceram ao Plenário da Casa de Leis para apoiar as propostas apresentadas na 9ª Sessão Ordinária e acompanhar os debates que antecederam as votações, realizadas na última terça-feira (18).
Participando da Tribuna Popular, Ana Cláudia Cecatto explicou ao público como é a atuação dos podólogos no dia a dia e mostrou em sua apresentação que o trabalho vai além de uma questão estética. Ela ressaltou ainda a importância de cuidados constantes com os pés, uma área do corpo que costuma ser esquecida pela maioria da população.
“É bom que as pessoas saibam que com a higiene, se você lavar o pé certinho, fizer uma hidratação, um corte correto das unhas ou usar o sapato adequado, isso faz toda a diferença na detecção precoce de alguns tipos de afecções [alterações] e pode salvar vidas”, enfatizou Ana.
Entre as situações mais comuns encontradas nas clínicas de podologia, a profissional menciona a presença de onicomicose (infecções fúngicas nas unhas), unhas encravadas, calosidades, rachaduras e verrugas plantares, mas outra condição tem se tornado cada vez mais comum nesses espaços, o chamado “pé diabético”, que, quando não tratado corretamente, pode levar à amputação dos membros inferiores (pernas ou pés).
A podóloga também lembrou que se os tratamentos de podologia fossem ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), muitos dos casos graves poderiam ser evitados, já que uma consulta custa, em média, entre R$ 150 e R$ 250. “Grande parcela da população brasileira que depende do SUS não tem acesso a isso, por isso, a nossa luta para que o podólogo seja incluído no SUS”, afirmou.
Após a votação, Delmiran agradeceu os parlamentares pelas aprovações e destacou que a sua luta em favor dos profissionais continua. “Quando a gente também contemplar o primeiro profissional podólogo aqui na rede básica de saúde, eu vou, com certeza, estar na frente deste grande projeto juntamente com esta Casa”, finalizou.
Os projetos ainda dependem da sanção do Executivo para que entrem em vigor e façam parte do calendário oficial de eventos de Araraquara. Depois disso, as datas serão celebradas anualmente em dezembro, com atividades que promovam a conscientização sobre a importância da saúde dos pés, enfatizando a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de enfermidades podológicas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Neste fim de semana, 6 e 7 de dezembro, alunos do programa Oficinas Culturais Municipais realizam apresentações gratuitas de dança e teatro em dois espaços da cidade. No sábado, às 19h30, o Palacet...
Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...
A Feira Pôr do Sol é a atração deste domingo (7), das 9h às 17h, na Praça do Botânico. A feira acontece com entrada gratuita e reúne diversos expositores de Araraquara e região. A participação, nes...
A Feira Arte & Gastrô realiza sua edição especial de Natal neste domingo (7), das 15h às 21h, na Praça do Faveral, reunindo artesanato, gastronomia e atrações culturais em um ambiente voltado para...
Dos 17 projetos que compuseram a pauta da 44ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (2), 11 foram aprovados e um veto foi mantido pela Câmara Municipal. Outras duas propostas foram rejeitad...
Para discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, o Plenário da Câmara Municipal recebeu uma Audiência Pública sobre o tema na tarde de segund...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.