520
Com a proximidade do Dia Municipal do Maçom, comemorado em 20 de agosto, a Câmara realizou na quinta-feira (18), uma solenidade reunindo membros de diversas lojas maçônicas de Araraquara.
A mesa contou com a presença do vereador Doutor Lapena, representando a Câmara, além de Helio Kalil da Cunha, presidente do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara e Região (Comara), Carlos Alberto Bortolli, presidente da comissão organizadora da Semana Maçônica, e Arthur Rodrigues Galli, mestre conselheiro do Capítulo Araraquara da Ordem Demolay.
O evento foi aberto por Eli Schiavi, representante da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Justiça e Tolerância (ARLS), com explicações sobre a data e de alguns valores da maçonaria - como igualdade, fraternidade e liberdade.
“Apesar de ser uma solenidade, somos uma família. Esse momento é muito importante porque estamos vivendo uma crise ética e moral no país. Como maçons, devemos assumir ainda mais nosso papel na sociedade”, afirmou o vereador Doutor Lapena.
Para Carlos Alberto Bortolli, a homenagem da Câmara foi um reconhecimento ao trabalho que a maçonaria desenvolve de forma discreta e sem muito alarde. “A maçonaria tem por norma a retidão, a justiça, a moral, o caráter; e nós pregamos e estudamos tudo isso. O que vemos atualmente é um total desrespeito à população pela maioria dos nossos políticos. A maçonaria tem uma grande missão de colocar esse país nos trilhos novamente, mostrando que ser honesto não é demérito, e sim, uma obrigação do ser humano”, completou.
A solenidade deu início às comemorações da XXXIII Semana Maçônica de Araraquara e Região. A programação ainda prevê uma abertura solene no Teatro Municipal às 19h30 na terça-feira (23), Palestra Maçônica às 20 horas na quarta-feira (24) e também Jantar Dançante no sábado (27) às 21 horas.
Maçonaria
De origem francesa (maçonnerie), o termo significa construção. Por extensão, seu significado é associação de pedreiros. Isso porque os primeiros maçons eram os construtores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros na Idade Média. Em sua origem, a Maçonaria era uma sociedade secreta vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do Iluminismo.
A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, unindo quatro lojas londrinas. O líder eleito era o grão-mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria rapidamente ganhou o mundo. Estima-se que hoje haja cerca de seis milhões de maçons. No Brasil, são 400 mil maçons distribuídos por mais de cinco mil lojas. Em Araraquara, a primeira loja maçônica foi implantada há 100 anos.
Confira a íntegra da sessão aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.