Notícias



Câmara concede Título de Cidadão Araraquarense a Antonio Henrique Pirola

Solenidade foi realizada na noite da sexta-feira (22), no Plenário do Legislativo; indicação é da vereadora Juliana Damus (PP)

32


Por indicação da vereadora Juliana Damus (PP), a Câmara Municipal de Araraquara concedeu ao advogado Antonio Henrique Pirola o título de Cidadão Araraquarense. A solenidade de entrega da honraria foi realizada na noite da sexta-feira (22), no Plenário do Palacete “Carlos Alberto Manço”.

O presidente do Legislativo, vereador Elias Chediek (PMDB), coordenou os trabalhos da mesa principal, que contou ainda com a presença da vereadora Juliana Damus, Pirola e sua esposa Leonilda, Rui Ribeiro de Magalhães Filho, coordenador de Negócios Jurídicos da Prefeitura, representando o prefeito Marcelo Barbieri, Heitor Ferreira do Amparo, juiz de Direito diretor do Fórum Araraquara, e Tiago Romano, representando João Milani Veiga, presidente da 5ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil.

Juliana ressaltou que Pirola “sempre esteve tão engajado no meio da sociedade araraquarense que nos causou estranheza saber que ele não era nascido na Morada do Sol, mas sim na vizinha Matão”. “Acredito que o seu grande e inseparável amigo, meu pai Elias Damus, não tinha conhecimento que o senhor era matonense, pois com certeza essa homenagem teria sido realizada e entregue por ele há muitos anos”, disse a parlamentar, emocionada.

Em seu discurso, Chediek lembrou que poucas pessoas tem o talento de se dedicar a inúmeras atividades, sem negligenciar nenhuma delas, como Pirola. “Companheiro de trabalho na Ferrovia, depois que se formou na Faculdade de Direito, ele passou a exercer não apenas a advocacia, mas a dedicar-se a causas sociais que beneficiassem seus companheiros”, salientou o presidente do Legislativo.

Amigos e familiares do homenageado também prestigiaram o evento.

O vídeo completo da solenidade pode ser visto na programação da TV Câmara, no canal 17 da NET digital e no site da Câmara (www.camara-arq.sp.gov.br/site).

 

Advogado, ferroviário e desportista

Antonio Henrique Pirola nasceu na Fazenda São Luis de Matão. Aos cinco anos foi para Matão. Residiu nessa cidade por quatro anos com uma tia. Mudou-se para Araraquara aos 10 anos, onde morou com o pai, avós e uma tia. “Sem deixar de valorizar minhas raízes e a cidade onde nasci, Matão, mas foi Araraquara que me acolheu, contribuiu com minha formação, foi berço da minha família, portas abertas para a minha profissão, lugar onde vivi intensamente e hoje desfruto do aconchego e dos momentos felizes que passo”, escreveu Pirola. Estudou na Escola Pedro Jose Neto, Colégio Duque de Caxias e no Colégio São Bento. Formou-se professor primário, cursou agrimensura e fez Direito na Uniara na década de 70. Em 1974 abriu seu escritório de advocacia. Seu primeiro emprego foi de auxiliar de sapateiro na Rua 8. Foi também marceneiro e auxiliar de escritório antes de ingressar na Estrada de Ferro Araraquara, onde atuou de servente a advogado, de 1954 a 1993. “Sinto-me honrado em fazer parte da Estrada de Ferro Araraquara. Os trilhos também cruzaram minha vida. Na Fepasa defendi e contribui com o avanço das ferrovias nesta cidade”, acrescentou. Muito fez e torceu pelo time grená. “Na Associação Ferroviária de Esportes fui treinador e olheiro (ia atrás de jogadores) e me dediquei tanto que esqueci de alguns compromissos com a namorada. No futebol, revelei alguns craques como Dudu, Geraldo Scalera, Laerte Cabeça, Beni, Davi – cunhado do Pelé, Pio entre outros”, completou. Trabalhou ainda como advogado pela Defensoria Pública desde que se formou em 1974 até se aposentar aos 80 anos. Idealizador e fundador da Associação da Justiça de Araraquara (AJA), Pirola conseguiu 8 títulos da Copa da Justiça, plantou árvores, construiu barracão/piscina, ganhou mais de 300.00 metros quadrados de terra para ampliação da sede e conquistou o título de Presidente Vitalício. Pirola é casado com Leonilda Aparecida Marchesi Pirola, tem dois filhos e quatro netos.

 

Confira a íntegra da solenidade aqui.


Publicado em: 22 de janeiro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!