2181
Com 50 anos de atendimento à população de Araraquara e região, o médico Jorge Hage Zbeidi recebeu o título de Cidadão Araraquarense em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (16). A homenagem é de autoria do vereador Marcão da Saúde (MDB).
Nascido em Santa Lúcia, Zbeidi relatou a sua trajetória até chegar à Morada do Sol e disse estar muito feliz com a honraria recebida. “Essa homenagem deu uma ‘rebobinada’ em mim em termos de estímulo. Olhe quantas pessoas estão aqui. É um evento em que a cidade de Araraquara está me dando uma homenagem. Eu quero que isso fique de exemplo para os meus filhos, minhas noras e, principalmente, meus dois netinhos”, afirmou.
Filho de Tanios Zbeidi (ex-prefeito de Santa Lúcia nos mandatos 1977-1983 e 1989-1992) e Elvira Hage Zbeidi, Jorge Hage Zbeidi se casou com Olga Maria Leite Zbeidi, com quem tem os filhos Jorge Augusto e João Vitor — que seguiram a mesma profissão do pai.
Depois de vir estudar o colegial (ensino médio) no antigo Instituto de Educação “Bento de Abreu” (IEBA), atual EEBA, Jorge Zbeidi entrou para a Faculdade de Medicina de Valença (RJ), onde se formou em 1978.
No terceiro ano do curso, um colega de Araraquara lhe apresentou os médicos Jorge Bedran Filho, Farid Jacob Abi Rached e Alder Olivier Bedran. Nos períodos de férias da faculdade, Zbeidi aprendia a medicina na prática. “Eles ‘pegaram na minha mão’ para me ensinar a operar e nortearam minha carreira como médico e como cirurgião, porque eles já eram cirurgiões consagrados”, relatou.
Em 1980, Zbeidi passou a integrar oficialmente a clínica Unicentrogastro junto com os três médicos. “Estamos juntos, Bedran, Farid, Alder e eu, há 50 anos. E o mais importante: nós nunca tivemos um problema entre nós. Nenhum. Cinquenta anos de profissão”, disse o homenageado.
Zbeidi é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Também foi professor da Universidade de Araraquara (Uniara).
Depoimentos
O autor da homenagem afirmou que a trajetória profissional de Zbeidi é marcada pela excelência, pela ética e pela dedicação. “Ao longo dos anos, o doutor Jorge construiu uma carreira sólida, com reconhecimento tanto pela comunidade médica quanto pelos cidadãos, sempre mantendo um relacionamento de confiança e respeito com todos aqueles que passaram por suas mãos”, disse Marcão.
O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), parabenizou o médico pela honraria recebida. “A gente se conhece há muito tempo, mesmo antes de eu ser médico. O Jorge é um grande filho, um grande marido, um grande pai, um médico excepcional, um professor de Medicina. Alguém que sempre se manteve atualizado, sempre buscou o conhecimento, sempre tratou os pacientes como se fossem da família”, declarou.
Prefeita de Américo Brasiliense (cidade onde Zbeidi reside), Terezinha Viveiros (Republicanos) destacou a figura humana do homenageado. “É uma honra ter o Dr. Jorge sendo filho de nossa cidade. Pelo brilhante médico que ele é, mas não só isso: o brilhante ser humano. Quem conhece o Dr. Jorge sabe o quanto ele tem feito para ajudar aqueles que não podem pagar uma consulta médica e o quanto esse coração enorme ajudou pessoas, ajudou famílias”, ressaltou.
Demais autoridades
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara, Michel Kary (PL), e os vereadores Aluisio Boi (MDB), Cristiano da Silva (PL), Marcelinho (Progressistas) e Paulo Landim (PT); a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso; o secretário municipal de Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade; o vice-prefeito de Américo Brasiliense, Leandro Mancha (Progressistas); além de familiares e amigos do homenageado.
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistida pelo Facebook e pelo YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada a...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.