Notícias



Câmara terá acervo de publicações em Braile



190


A Câmara Municipal de Araraquara terá todo o acervo de publicações em Braile da Gráfica do Senado. O anúncio foi feito por Florian Augusto Coutinho Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), na noite da quinta-feira (14).

Madruga esteve no Palacete “Vereador Carlos Alberto Manço” para formalizar parceria entre a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo com a ABEL. O pronunciamento dele abriu a Sessão Cidadã. “Estou muito feliz por estar aqui, acompanhando a Sessão Cidadã. Hoje, aprendi muito”.

A parceria com a Abel tem por objetivo intercâmbio e cooperação técnico-científica para o desenvolvimento institucional e de Recursos Humanos. Madruga fez a doação de três exemplares da Lei Orgânica do Município impressos em Braile. Um ficará na Biblioteca da Câmara, um irá para a Biblioteca “Mário de Andrade” e outro para o Instituto de Cegos Santa Luzia.

A Biblioteca do Legislativo araraquarense receberá, já na próxima semana, os cinco volumes da Constituição Federal. De acordo com Madruga, que também é diretor da Gráfica do Senado, a cada semana uma nova publicação será enviada, como a Constituição Estadual, a Lei Maria da Penha, os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, dicionários e outras. Mensalmente, o Jornal do Senado, também em Braile, estará na Câmara.

Florian Madruga afirmou que “este é um trabalho der cidadania, de inclusão e acessibilidade”. Há 15 anos a Gráfica do Senado implantou a impressão em Braile a pedido de um deficiente visual. Ele falou sobre diversos projetos de acessibilidade desenvolvidos no Senado. “Parcerias como esta são importantes e temos interesse ampliar cada vez mais nossos laços com a Câmara Municipal de Araraquara e a Escola do Legislativo”.

 

Escola

O presidente da Abel destacou a atuação da Escola Legislativo araraquarense, lançada em agosto de 2013, e em plena atividade, realizando os mais variados cursos e atividades. “O Poder Legislativo está evoluindo, a Escola contribui para a retomada da conscientização dos parlamentares e os cidadãos estão voltando a frequentar a Câmara Municipal”, disse.

Para Madruga, as Escolas “desempenham um importante papel no fortalecimento do Legislativo e da democracia; têm um papel transformador e a capacidade de aprimorar ainda mais o papel que cabe ao Poder Legislativo, que hoje está atrofiado”.

Madruga lembrou que há dez anos havia apenas quatro Escolas no país. “Hoje, já são 99, ainda faltam 5.400 para chegar a todas as Câmaras Municipais. Quando fecharmos esse círculo vamos comemorar um grande avanço para o Poder Legislativo e para a democracia porque as Escolas integram, agregam e fazem com que todos se sintam mais iguais”.

Por fim, o presidente da Abel elogiou Araraquara e a Sessão Cidadã, iniciativa inédita da atual Mesa Diretora. “Quando estive aqui pela primeira vez, foi amor à primeira, sempre fui muito bem recebido e muito bem tratado. Sou franciscano e sinto uma grande alegria em servir Araraquara”.

 

Parceiro

O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara Municipal, agradeceu o carinho demonstrado por Madruga. “Ele tem o apelido de ‘Gracinha’ pelo excelente tratamento dispensado às Câmaras Municipais. E, para nós, para Araraquara, é uma honra e uma grande alegria ter um parceiro com o Florian Madruga”, discursou.

João Farias destacou que o Legislativo araraquarense “vem adotando medidas que vão de encontro ao que o senhor vem batalhando”. Ele citou a criação da Escola do Legislativo, da Sessão Cidadã, a introdução da tradução simultânea das sessões para Libras e outras.

Diretora presidente da EL, a vereadora Edna Martins (PV) salientou a importância e a atuação da Escola desde a criação, como os cursos, palestras e as parcerias firmadas. Edna destacou como grandes conquista e avanço a parceria com a Abel. A vereadora também ressaltou a presença de Florian Madruga e o trabalho desenvolvido por ele.

Representando as bancadas partidárias na Câmara Municipal, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Dr. Helder (PPS), Édio Lopes (PT), William Affonso (PDT), Farmacêutico Jefferson Yashuda (PSDB) e Edna Martins (PV) saudaram o presidente da Abel. João Farias presenteou Madruga com um livro o “Álbum de Araraquara 1915”, com histórias e fotos da cidade até 1915.


Publicado em: 18 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...



Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...



Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...



Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...



Escolas participam de primeiro ensaio para sessão oficial do Parlamento Jovem 2024

25 de outubro de 2024

O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da ci...



Escola do Legislativo sorteia vereadores que apadrinharão projetos do Parlamento Jovem

22 de outubro de 2024

Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!