Notícias



Câmara vistoria obras na Piracanjuba implementadas para acabar com mau cheiro

Presidente da Câmara e representantes das comissões de Meio Ambiente e de Habitação conheceram estação de tratamento de efluentes da empresa

1352


Os vereadores Aluisio Boi (MDB), presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Luna Meyer (PDT), presidenta da Comissão de Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência, Meio Ambiente e Proteção e Defesa dos Animais, e Carlão do Joia (Patriota), membro da Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento foram recebidos, na quarta-feira (19), por representantes da Laticínios Bela Vista, a Piracanjuba, na unidade fabril de Araraquara, para verificar os investimentos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Os parlamentares receberam várias reclamações dos moradores do entorno da empresa sobre o mau cheiro exalado em períodos diferentes do dia. Em seguida, duas reuniões foram realizadas na Câmara. O primeiro passo foi apresentar os fatos aos diretores da empresa e solicitar providências urgentes. Um mês depois, os técnicos voltaram à Casa de Leis para a apresentação das soluções tecnológicas implementadas.

Já na quarta-feira (19), Marcelo Costa Martins, gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Jeferson Araújo, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Luis Bassetti, gerente Jurídico da Piracanjuba, explicaram todo o processo e os investimentos na nova ETE, o que já minimizou a ocorrência de problemas.

Luna disse que conversou com moradores e teve um feedback de que a situação melhorou muito. “Me relataram que o odor ainda pode ser sentido em alguns momentos, mas é bem mais brando do que sentiam há cerca de dois meses, por exemplo”, afirmou.

Após algumas explanações, os vereadores foram visitar a planta da fábrica, conhecendo o processo, que é a recepção do leite, armazenamento em silos, encaminhamento para a produção, envase e transporte.

Ao lado da ETE, Araújo mostrou como é feito o tratamento de resíduos que liberam os gases que provocam o odor e incomodam os moradores. As partículas sólidas são separadas e o líquido passa pelo sistema de aeração e decantação, sendo despejado em condições próprias no rio. Os gases têm uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo meio ambiente e sustentabilidade e são processados por um sistema de biofiltros construído com tecnologia de ponta. “Esse sistema conta com variações brita, dolomita, que ajuda no processo de formação de micro-organismos que absorvem os gases, além de madeira. E mais: o solo, um dos principais pontos de geração de odor, será retirado e substituído por brita. Tudo para resolver o problema”, afirmou o diretor.

Boi ressaltou que a produção saiu de 150 para 450 mil litros dia, o que pode ter causado esse impacto. “Observamos aqui que a Piracanjuba está colocando em prática tudo o que é necessário para que a fábrica elimine a emissão de odores. Até a finalização da obra, deve diminuir consideravelmente o mau cheiro que tanto incomodou os moradores aqui do entorno. É um trabalho feito com a fábrica funcionando e isso demanda um tempo maior”, salientou o parlamentar, que fez questão, junto com os demais vereadores, de ver de perto as providências colocadas em prática.

Boi, Luna e Carlão do Joia sugeriram uma aproximação com os moradores, e a empresa se prontificou a convidar grupos de residentes nas imediações para visitarem a empresa e conhecerem as novas instalações da estação de tratamento.

“Agradecemos a transparência da Piracanjuba em todo esse processo e a vontade de solucionar de vez o problema, uma vez que pensa em investir cada vez mais em nossa cidade e isso é muito benéfico, pois quanto mais geração de empregos e arrecadação, melhor para Araraquara”, finalizou Boi.

 

Com informações da assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal


Publicado em: 20 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chamada Pública Pmais

01 de julho de 2025

A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...



Recolhimento de embalagens

01 de julho de 2025

Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...



Câmara abre inscrições para Sessão Cidadã de julho

01 de julho de 2025

A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...



Documento sugere criação de espaço público para caminhadas no Jardim Santa Thereza

01 de julho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...



Nipo Araraquara recebe homenagem da Câmara Municipal

30 de junho de 2025

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...



Uso de celulares corporativos para agentes de saúde e combate a endemias é indicado à Prefeitura

30 de junho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou uma indicação à Prefeitura solicitando a aquisição de aparelhos celulares corporativos para uso dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!