Notícias



Câmara vistoria obras na Piracanjuba implementadas para acabar com mau cheiro

Presidente da Câmara e representantes das comissões de Meio Ambiente e de Habitação conheceram estação de tratamento de efluentes da empresa

3229


Os vereadores Aluisio Boi (MDB), presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Luna Meyer (PDT), presidenta da Comissão de Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência, Meio Ambiente e Proteção e Defesa dos Animais, e Carlão do Joia (Patriota), membro da Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento foram recebidos, na quarta-feira (19), por representantes da Laticínios Bela Vista, a Piracanjuba, na unidade fabril de Araraquara, para verificar os investimentos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Os parlamentares receberam várias reclamações dos moradores do entorno da empresa sobre o mau cheiro exalado em períodos diferentes do dia. Em seguida, duas reuniões foram realizadas na Câmara. O primeiro passo foi apresentar os fatos aos diretores da empresa e solicitar providências urgentes. Um mês depois, os técnicos voltaram à Casa de Leis para a apresentação das soluções tecnológicas implementadas.

Já na quarta-feira (19), Marcelo Costa Martins, gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Jeferson Araújo, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Luis Bassetti, gerente Jurídico da Piracanjuba, explicaram todo o processo e os investimentos na nova ETE, o que já minimizou a ocorrência de problemas.

Luna disse que conversou com moradores e teve um feedback de que a situação melhorou muito. “Me relataram que o odor ainda pode ser sentido em alguns momentos, mas é bem mais brando do que sentiam há cerca de dois meses, por exemplo”, afirmou.

Após algumas explanações, os vereadores foram visitar a planta da fábrica, conhecendo o processo, que é a recepção do leite, armazenamento em silos, encaminhamento para a produção, envase e transporte.

Ao lado da ETE, Araújo mostrou como é feito o tratamento de resíduos que liberam os gases que provocam o odor e incomodam os moradores. As partículas sólidas são separadas e o líquido passa pelo sistema de aeração e decantação, sendo despejado em condições próprias no rio. Os gases têm uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo meio ambiente e sustentabilidade e são processados por um sistema de biofiltros construído com tecnologia de ponta. “Esse sistema conta com variações brita, dolomita, que ajuda no processo de formação de micro-organismos que absorvem os gases, além de madeira. E mais: o solo, um dos principais pontos de geração de odor, será retirado e substituído por brita. Tudo para resolver o problema”, afirmou o diretor.

Boi ressaltou que a produção saiu de 150 para 450 mil litros dia, o que pode ter causado esse impacto. “Observamos aqui que a Piracanjuba está colocando em prática tudo o que é necessário para que a fábrica elimine a emissão de odores. Até a finalização da obra, deve diminuir consideravelmente o mau cheiro que tanto incomodou os moradores aqui do entorno. É um trabalho feito com a fábrica funcionando e isso demanda um tempo maior”, salientou o parlamentar, que fez questão, junto com os demais vereadores, de ver de perto as providências colocadas em prática.

Boi, Luna e Carlão do Joia sugeriram uma aproximação com os moradores, e a empresa se prontificou a convidar grupos de residentes nas imediações para visitarem a empresa e conhecerem as novas instalações da estação de tratamento.

“Agradecemos a transparência da Piracanjuba em todo esse processo e a vontade de solucionar de vez o problema, uma vez que pensa em investir cada vez mais em nossa cidade e isso é muito benéfico, pois quanto mais geração de empregos e arrecadação, melhor para Araraquara”, finalizou Boi.

 

Com informações da assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal


Publicado em: 20 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!