633
A criação de uma campanha de conscientização para prevenção de afogamentos foi o assunto da Sessão Cidadã realizada no Plenário da Câmara de Araraquara na tarde desta quinta-feira (2).
O professor de Educação Física Ronaldo Egidio Pires, também voluntário na Casa de Fraternidade Chico Xavier, inscreveu-se para a sessão e utilizou a palavra para apresentar sua sugestão de instituir no calendário de eventos o Mês Municipal de Segurança Aquática, a ser celebrado anualmente em novembro — em razão da proximidade do início do verão, quando ocorrem mais afogamentos.
A proposta prevê a realização de ações educativas, palestras, oficinas, campanhas de mídia e eventos em parcerias com escolas, clubes, academias, Corpo de Bombeiros, entidades civis e demais órgãos públicos e privados.
Com caráter educativo e preventivo, as atividades devem ser dirigidas a crianças, jovens, adultos e idosos, reforçando a importância da segurança aquática em piscinas, rios, lagos e demais espaços de lazer.
“O afogamento é uma das principais causas de morte acidental no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 236 mil pessoas morrem afogadas, todos os anos, no planeta. No Brasil, de acordo com dados da Sobrasa [Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático], morrem, em média, 5.700 pessoas por ano vítimas de afogamento. Isso representa mais de 15 mortes por dia, um número muito alarmante. E o mais triste: a maioria desses acidentes poderia ter sido evitada com medidas simples de prevenção e educação”, afirmou Pires.
O professor ainda relatou que metade dos afogamentos no Brasil atinge crianças e adolescentes com menos de 19 anos. Entre crianças de 1 a 4 anos, o afogamento é a segunda principal causa de morte acidental. Entre 5 e 14 anos, ocupa o primeiro lugar. De 15 a 29 anos, está entre as três maiores causas.
“Estamos perdendo nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens por algo que poderia ser evitado. Aqui em Araraquara, infelizmente, nós não estamos imunes a essa realidade. Nos últimos anos, tivemos vários casos de mortes por afogamento em represas, rios, piscinas e até mesmo em baldes e tanques de lavar roupas”, salientou.
Após sua apresentação, os vereadores parabenizaram Pires por ter trazido esse assunto à Câmara. Um projeto de lei com a instituição desse mês de conscientização, assinado por todos os parlamentares, deve ser elaborado e votado futuramente em Sessão Ordinária.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a Sessão Cidadã ainda pode ser conferida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
Participação
A Sessão Cidadã é uma oportunidade para a população colaborar com o Poder Legislativo apresentando as demandas específicas de um bairro, serviço público ou mesmo projetos que beneficiem toda a cidade.
O orador tem até 10 minutos (5 minutos iniciais e 5 minutos para conclusão) para fazer sua apresentação e, em seguida, os vereadores debatem a proposta sugerida. Os assuntos discutidos são avaliados, e a Presidência da Câmara faz o encaminhamento das questões levantadas à Comissão Permanente responsável, que pode transformá-las em Projeto de Lei, Indicação ou Requerimento.
Podem participar eleitores de Araraquara que representem entidades civis organizadas no município ou um grupo com 60 pessoas que votem na cidade. Até três inscritos podem ser selecionados para comparecer à sessão.
Ela ocorre a cada três meses, todos os anos: nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. A próxima Sessão Cidadã está prevista para janeiro de 2026.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...
A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....
A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...
A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...
Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.