Notícias



Campanhas contínuas de prevenção ao suicídio são indicadas ao Executivo

Vereadora Filipa Brunelli (PT) busca valorizar saúde mental, especialmente entre jovens e grupos vulneráveis

881


Nesta sexta-feira (7), a vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou a Indicação nº 133/2022, solicitando com urgência, à Prefeitura, que seja estudada a possibilidade de realização de ações contínuas de prevenção ao suicídio e valorização da saúde mental.

 

A parlamentar explicou que a ideia é ampliar o investimento em políticas públicas voltadas para a saúde mental, desenvolver a rede de acolhimento, intensificar o atendimento psicossocial nas escolas e comunidades, com foco nos adolescentes e grupos vulneráveis, e fazer um mapeamento e monitoramento das pessoas da cidade inseridas em alguma Classificação Internacional de Doenças (CID) relacionada a transtornos mentais.

 

Filipa afirmou que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 800.000 pessoas no mundo morrem a cada ano por suicídio. A vereadora disse ainda que, no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, foram registrados 12.895 suicídios no ano de 2020.

 

Em âmbito municipal, a parlamentar referenciou dados disponibilizados pelo governo do Estado de São Paulo, que mostram um aumento de mais de 20% nos casos de óbito por suicídio entre 2016 e 2019, a população mais afetada estando na faixa etária entre 10 e 39 anos.

 

“Os índices apontam que em mais de 96,8% dos pacientes que se suicidam há um transtorno mental relacionado, em sua grande maioria a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. De acordo com a OMS, o Brasil é líder mundial em casos de ansiedade e está em 2º lugar no ranking de casos de depressão. Essa situação se agravou ainda mais durante a pandemia da Covid-19, principalmente entre os jovens” argumentou Filipa.

 

Ainda citando a OMS, a vereadora também afirmou que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos, e que para que isso possa ocorrer, o poder público deve fortalecer os sistemas de informação e vigilância, melhorar as informações epidemiológicas e aumentar a cobertura das pesquisas para incluir as populações marginalizadas e outros grupos vulneráveis.

 

Concluiu a parlamentar: “É importante destacar que no Brasil, a população negra, as pessoas LGBTQIA+ e a comunidade indígena são as que mais apresentam comportamentos depressivos e suicidas. Isso está ligado diretamente à violência estrutural que esses grupos da sociedade sofrem todos os dias, por isso faz-se necessária uma estratégia abrangente e multissetorial de prevenção ao suicídio em Araraquara”.


Publicado em: 07 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 21/08

21 de agosto de 2025

              Aniversário da cidade               A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...



Agenda Esportiva – 21/08

21 de agosto de 2025

  Futsal   Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...



Câmara participa de entregas de obras de ampliação de USFs do Ieda e do Paraíso

21 de agosto de 2025

  A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...



PAT (21/08)

21 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...



Pedidos de isenção (19/08)

21 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...



Oficinas Culturais - 19/08

21 de agosto de 2025

As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!