Publicado por: Foto: Freepik
1584
No final do mês de julho, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 3.862/2023, sugerindo a criação de Campanhas Permanentes sobre Riscos da Automedicação e do Descarte Irregular de Medicamentos.
O parlamentar argumenta que a automedicação pode desvirtuar o tratamento adequado de enfermidades, e levar a consequências de saúde. Também aponta que o descarte irregular pode comprometer o meio ambiente e a biodiversidade.
Clemente referencia pesquisas que afirmam que cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica. "Em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a automedicação deve matar 10 milhões de pessoas no mundo até 2050.”
O vereador acrescenta que o fácil acesso a medicamentos dificulta a conscientização a respeito da procura por um médico antes da medicação. "Existe o risco de morte, por intoxicação provocada por uso exacerbado de um fármaco ou por piora do quadro sintomático do enfermo.”
Além disso, o parlamentar cita o Conselho Nacional de Saúde, o qual afirma que alguns medicamentos, ao terem utilização inadequada, podem causar resistência do organismo a substâncias que tratam infecções ou outras doenças.
Outros estudos mostram que o uso inadequado de medicamentos pode reduzir sintomas, mas não controlar a doença, que continua a fazer mal silenciosamente, causando retardo ou erro no diagnóstico.
"As reações adversas causadas pela automedicação mais comuns causadas pelo uso indiscriminado de algum medicamento são: náuseas, vômito, vertigens, dor de cabeça e palpitação. Diante de um desses sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para evitar agravamento do quadro clínico”, alerta.
Clemente finaliza afirmando que, assim como a automedicação, a interrupção do uso de medicamentos sem orientação médica, também é prejudicial para o paciente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.