Notícias



Campanhas podem conscientizar população sobre os riscos da automedicação

Vereador João Clemente (PSDB) frisa importância de consultar médicos

Publicado por: Foto: Freepik

1584


No final do mês de julho, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 3.862/2023, sugerindo a criação de Campanhas Permanentes sobre Riscos da Automedicação e do Descarte Irregular de Medicamentos.

O parlamentar argumenta que a automedicação pode desvirtuar o tratamento adequado de enfermidades, e levar a consequências de saúde. Também aponta que o descarte irregular pode comprometer o meio ambiente e a biodiversidade.

Clemente referencia pesquisas que afirmam que cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica. "Em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a automedicação deve matar 10 milhões de pessoas no mundo até 2050.”

O vereador acrescenta que o fácil acesso a medicamentos dificulta a conscientização a respeito da procura por um médico antes da medicação. "Existe o risco de morte, por intoxicação provocada por uso exacerbado de um fármaco ou por piora do quadro sintomático do enfermo.”

Além disso, o parlamentar cita o Conselho Nacional de Saúde, o qual afirma que alguns medicamentos, ao terem utilização inadequada, podem causar resistência do organismo a substâncias que tratam infecções ou outras doenças.

Outros estudos mostram que o uso inadequado de medicamentos pode reduzir sintomas, mas não controlar a doença, que continua a fazer mal silenciosamente, causando retardo ou erro no diagnóstico.

"As reações adversas causadas pela automedicação mais comuns causadas pelo uso indiscriminado de algum medicamento são: náuseas, vômito, vertigens, dor de cabeça e palpitação. Diante de um desses sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para evitar agravamento do quadro clínico”, alerta.

Clemente finaliza afirmando que, assim como a automedicação, a interrupção do uso de medicamentos sem orientação médica, também é prejudicial para o paciente.


Publicado em: 15 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!