1645
O Projeto de Lei nº 291/2025, encaminhado pelo Executivo, altera a Lei nº 7.428/2011, ampliando os limites de desconto em folha para operações de crédito consignado, cartão-benefício consignado e demais consignações facultativas.
Para debater a proposta, a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) – composta pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, e pelos vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim – convocou uma Audiência Pública para quinta-feira (30), às 17h30.
No entendimento dos parlamentares, o aumento da margem consignável pode impactar diretamente a renda líquida, o planejamento financeiro pessoal e a capacidade de subsistência dos servidores públicos municipais, exigindo transparência e amplo diálogo.
“É relevante ouvir os servidores, a administração pública e especialistas da área, prevenindo o superendividamento e assegurando decisões responsáveis no âmbito desta Casa de Leis”, argumentam.
Sobre a proposta
O PL 291 entrou para votação na Sessão Ordinária do dia 14 de outubro, mas foi adiado por 14 dias, após pedido de Filipa Brunelli. A proposta aumenta de 40% para 50% o limite de empréstimos consignados na remuneração dos funcionários, sendo 10% exclusivos para operações creditícias e financeiras mediante cartão-benefício consignado, 10% exclusivamente para cartão de crédito e 30% para as demais consignações facultativas.
Durante a Sessão, parte dos vereadores entendeu que a alteração seria benéfica aos trabalhadores, mas outra parcela dos legisladores considerou haver risco de favorecer o endividamento. Por isso, foi aventada a realização de uma audiência pública sobre o assunto.
Quem vem?
Foram convidados para o debate o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), Procuradoria-Geral do Município, secretarias municipais de Administração e da Fazenda e Planejamento, Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura e demais vereadores.
Como acompanhar
A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pela Internet (Facebook e YouTube).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.