Notícias



Capacitação continuada, selo antirracista e documentos históricos são discutidos em encontro da frente antirracista

Comissão Especial de Estudos denominada Frente Parlamentar Antirracista é formada pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Thainara Faria (PT)

1486


Na quinta-feira (29), a Comissão Especial de Estudos denominada Frente Parlamentar Antirracista, formada pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Thainara Faria (PT), esteve reunida. O encontro também contou com a presença da coordenadora executiva de Políticas Étnico Raciais de Araraquara, Alessandra Laurindo, e do presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), Fábio Mahal da Silva Gonçalves.

 

Durante o debate, foi mencionada a importância da escuta qualitativa dos representantes da comunidade negra do município que auxiliaram a frente na realização de ações possíveis e reais. Além disso, os parlamentares também trataram sobre demandas como capacitação continuada, selo antirracista e revisões de títulos e documentos históricos.

 

Thainara reforçou que a frente deve se manter aberta e atenta a escutar outros movimentos e grupos que busquem contribuir para o bom desempenho dos trabalhos. “Podemos pensar, junto com a Escola do Legislativo, capacitações sobre a temática”, defendeu.

 

Alessandra pontuou a estruturação e fortalecimento do selo antirracista, aos moldes do que já acontece em São Paulo, assim como o fortalecimento, fiscalização e concretização do Plano Municipal de Igualdade Racial nas mais diversas esferas.

 

Clemente lembrou a importância do uso de documentos históricos que tratam da propriedade e negociação de pessoas que foram escravizadas na cidade de Araraquara (escrituras de compra, venda, inventário e doações), que hoje se encontram sob as prerrogativas da OAB Araraquara, para auxiliar na elaboração das proposituras. Alessandra defendeu que os documentos sejam alocados em um espaço público, tais como a Biblioteca do Centro de Referência Afro "Mestre Jorge" e/ou a Biblioteca Municipal Mário Andrade.

 

Bianco sinalizou que tais ações e ideações devem estar presentes também na Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo recursos para a sua concretização.

 

Por fim, Gonçalves parabenizou uma ação recente que promoveu um encontro entre uma servidora do Centro de Referência Afro e a equipe de um CER. “Houve diálogo e construção de um novo olhar dos funcionários sobre a temática dos cabelos crespos, cuidados e afeto. Essas ações são importantes e urgentes para concretizar as premissas do Plano Municipal de Igualdade Racial, assim como as demais diretrizes que o norteiam”, finalizou.


Publicado em: 07 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!