Notícias



Caps Álcool e Drogas atende cerca de 280 pacientes por mês

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) recebeu diversas informações sobre o serviço após questionamentos

936


A fim de obter mais informações sobre o tratamento para dependentes químicos no município, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 390/2023 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o serviço realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Doutor Calil Buainain” (Caps AD).

 

Em resposta, o Executivo afirmou que a referida unidade de saúde trata cerca de 280 pacientes por mês, com atendimentos individualizados, como acolhimento espontâneo, triagem, consulta de referência, consulta médica clínica e psiquiátrica, atendimentos especializados com psicólogos, terapeutas ocupacionais, equipe de enfermagem e serviço social, Práticas Integrativas Complementares (PICs), como Reiki, Auriculoterapia e Terapia por Barra de Access.

 

Já os atendimentos coletivos são grupos de acolhimento, grupos de entrada, oficinas terapêuticas, grupos psicoterapêuticos, oficinas de terapia ocupacional e os grupos de família. Além disso, o Caps AD realiza visitas domiciliares, medicação assistida, bem como separação e dispensação de medicamentos conforme necessidade.

 

Sobre a frequência e duração dos tratamentos, a pasta da Saúde explicou que o período dependerá da gravidade dos casos. “Há pacientes com frequência diária, semanal ou conforme necessidade, com duração média de uma hora e 30 minutos nos atendimentos, e os grupos de família são quinzenais com mesma duração”, lê-se no documento.

 

Em relação ao número de profissionais de saúde que compõem a equipe do Caps AD e suas respectivas formações, o executivo afirmou que são dois terapeutas ocupacionais, quatro psicólogos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, dois assistentes sociais, um farmacêutico, uma médica clínica e uma médica psiquiatra. 

 

A Prefeitura também destacou que as políticas e abordagens da abstinência, ou seja, da imediata interrupção do uso das substâncias psicoativas, se dão por meio do acompanhamento ambulatorial, terapêutico, médico/medicamentoso, ou por meio de internação ou acolhimento em comunidade terapêutica, quando as primeiras tentativas não forem eficazes. Outra abordagem é a redução de danos, que não visa, necessariamente, à interrupção do uso, mas sim à oferta e construção de uma melhor qualidade de vida ao usuário. 

 

“Independentemente da política estabelecida, ofertamos acompanhamento e intervenções junto à família, visitas domiciliares, articulação com o serviço básico de saúde do território, inserção em projetos sociais e transferência de renda, acompanhamento do usuário de forma diária e intensiva, e medicação assistida”, frisou o coordenador executivo de assistência especializada, Misael Henrique Emilio.

 

O vereador questionou ainda se existem parcerias com outras instituições, e a Prefeitura afirmou que há convênios com clínicas especializadas para internações e para acolhimento em comunidade terapêutica via governo do Estado. Além disso, há parcerias com instituições, como São Pio, Sacrário de Amor, Casa das Margaridas e Casa LGBT, para acolhimento de usuários em situação de rua e vulnerabilidade.

 

Angeli havia solicitado um relatório com resultados e indicadores relacionados ao sucesso do tratamento realizado no Caps AD, como taxa de abstinência, redução de danos e reintegração social dos pacientes. Sobre isso, o coordenador explicou que não existe a produção de tais relatórios devido ao alto volume de atendimento, subjetividade e rotatividade, mas que entende a necessidade dessas medidas e estão sendo discutidos mecanismos para efetivar essa mensuração.

 

A Prefeitura também afirmou que há duas clínicas conveniadas com a Secretaria Municipal da Saúde, sendo a primeira para adultos, homens e mulheres, em Charqueada (SP), e a segunda para adolescentes de ambos os sexos, em Votorantim (SP), ambas contratadas por meio de processo licitatório. “A partir do contrato firmado e do termo de referência, com os critérios estabelecidos e pactuados, a autorização para internação ocorre quando esgotadas as tentativas do tratamento ambulatorial e de exclusiva indicação médica. A fiscalização acontece com visitas do Caps AD de forma regular e reuniões mensais”, explicou Emilio.

 

Os serviços oferecidos por tais clínicas são tratamentos multidisciplinares, compostos por psiquiatra, clínico geral, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, enfermeiro e equipe técnica de enfermagem e apoio. São ofertadas ainda atividades coletivas culturais, artísticas e físicas, envolvendo a família. De acordo com a Prefeitura, essas clínicas são fiscalizadas por diversos órgãos, além do próprio Município, já que devem seguir a legislação vigente.

 

“Nossos questionamentos buscam compreender melhor a organização e a importância do órgão. É fundamental saber se existem mecanismos de fiscalização e acompanhamento por parte da Prefeitura para garantir a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento das políticas de tratamento. Queremos ter certeza de que os pacientes recebam o apoio necessário para sua recuperação e reintegração social", explica e conclui Angeli.


Publicado em: 06 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!