1590
Depois de receber autorização legal para uso do espaço do casarão do Assentamento Bela Vista por dez anos, a Prefeitura de Araraquara busca recursos para realizar obras de recuperação estrutural e preservação histórica no local.
As informações foram enviadas pelo Executivo após questionamentos da vereadora Fabi Virgílio (PT) em requerimento. A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado de São Paulo publicou a autorização da cessão de uso à Prefeitura no último mês de maio.
Há um projeto em desenvolvimento pelas secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento Urbano e Obras e Serviços Públicos, denominado “Requalificação e Conservação Integrada do Casarão (Sede) do Assentamento Bela Vista".
Para realizar as obras, a Prefeitura está buscando recursos junto ao Comitê de Patrimônio Cultural e Economia da Cultura (CPCULT) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no modelo de transferências não reembolsáveis, cujos projetos na Região Sudeste podem ser apoiados em até 50% de seu valor total (que não pode ultrapassar R$ 6 milhões).
“O casarão data de 1880 e foi sede da fazenda de café e da usina de cana-de-açúcar. Os terreiros de café, em níveis diferentes, ficam em frente ao casarão. No andar inferior do casarão viveram pessoas escravizadas. O local tem fama de mal-assombrado e é motivo de visita ao assentamento. O local pode se tornar um marco do turismo rural de Araraquara”, afirma Fabi.
O projeto detalhado das obras previstas para o casarão, com a manutenção de suas características originais de construção, está anexado na resposta enviada pela Prefeitura e pode ser consultado. O custo estimado é de R$ 5 milhões. Também é previsto projeto de uso e ocupação considerando atividades culturais, históricas e de economia criativa e solidária.
Patrimônio histórico
O casarão do Assentamento Bela Vista foi tombado pelo Decreto Municipal nº 11.853, de 5 de dezembro de 2018, conforme deliberação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara).
O imóvel foi a sede de uma antiga fazenda de café que, no final da década de 1980, transformou-se em assentamento rural formado pela agrovila com 120 casas e 176 lotes. São 223 famílias assentadas no Bela Vista.
Na justificativa do projeto, a Prefeitura explica que “a desocupação da sede levou a edificação a um alto nível de depreciação”. A arquitetura do casarão “se assemelha ao modelo da burguesia europeia e dos palacetes de estilo eclético dos barões de café construídos no fim do século XIX e início do XX”, complementa o documento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) sugere a implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, conhecida como V...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.