Notícias



Casarão do Bela Vista pode receber obra de preservação histórica

Superintendência Regional do Incra em São Paulo autorizou a cessão de uso do local para a Prefeitura de Araraquara, que busca recursos; informações foram solicitadas pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

857


Depois de receber autorização legal para uso do espaço do casarão do Assentamento Bela Vista por dez anos, a Prefeitura de Araraquara busca recursos para realizar obras de recuperação estrutural e preservação histórica no local.

As informações foram enviadas pelo Executivo após questionamentos da vereadora Fabi Virgílio (PT) em requerimento. A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado de São Paulo publicou a autorização da cessão de uso à Prefeitura no último mês de maio.

Há um projeto em desenvolvimento pelas secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento Urbano e Obras e Serviços Públicos, denominado “Requalificação e Conservação Integrada do Casarão (Sede) do Assentamento Bela Vista".

Para realizar as obras, a Prefeitura está buscando recursos junto ao Comitê de Patrimônio Cultural e Economia da Cultura (CPCULT) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no modelo de transferências não reembolsáveis, cujos projetos na Região Sudeste podem ser apoiados em até 50% de seu valor total (que não pode ultrapassar R$ 6 milhões).

“O casarão data de 1880 e foi sede da fazenda de café e da usina de cana-de-açúcar. Os terreiros de café, em níveis diferentes, ficam em frente ao casarão. No andar inferior do casarão viveram pessoas escravizadas. O local tem fama de mal-assombrado e é motivo de visita ao assentamento. O local pode se tornar um marco do turismo rural de Araraquara”, afirma Fabi.

O projeto detalhado das obras previstas para o casarão, com a manutenção de suas características originais de construção, está anexado na resposta enviada pela Prefeitura e pode ser consultado. O custo estimado é de R$ 5 milhões. Também é previsto projeto de uso e ocupação considerando atividades culturais, históricas e de economia criativa e solidária.

 

Patrimônio histórico

O casarão do Assentamento Bela Vista foi tombado pelo Decreto Municipal nº 11.853, de 5 de dezembro de 2018, conforme deliberação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara).

O imóvel foi a sede de uma antiga fazenda de café que, no final da década de 1980, transformou-se em assentamento rural formado pela agrovila com 120 casas e 176 lotes. São 223 famílias assentadas no Bela Vista.

Na justificativa do projeto, a Prefeitura explica que “a desocupação da sede levou a edificação a um alto nível de depreciação”. A arquitetura do casarão “se assemelha ao modelo da burguesia europeia e dos palacetes de estilo eclético dos barões de café construídos no fim do século XIX e início do XX”, complementa o documento.


Publicado em: 20 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 09/05

09 de maio de 2025

              Música   No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...



Agenda Esportiva – 09/05

09 de maio de 2025

    Basquete feminino   Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...



Oficina: fabricação de tintas

09 de maio de 2025

Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...



Adequações do Plano Diretor para atividades comerciais serão debatidas na Câmara

09 de maio de 2025

Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...



CEI da Educação tem início na Câmara Municipal

08 de maio de 2025

  Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...



Nota de pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, o Galo

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!