Notícias



Cemitérios municipais voltarão a ter segurança fixa noturna, informa Prefeitura

Executivo respondeu a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota)

175


Em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota), a Prefeitura informou que está contratando empresa para a segurança fixa noturna nos cemitérios públicos de Araraquara — Cemitério São Bento e Cemitério dos Britos.

No Requerimento nº 108, Marchese afirmou que seu gabinete recebeu relatos de violações em túmulos, furtos de placas e de objetos de bronze e alumínio (como argolas e crucifixos), além de vasos e plantas. O parlamentar questionou, então, quantos vigilantes atuam nos cemitérios e qual a razão de não ser adotada a segurança fixa nos locais.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, respondeu que houve guarda fixa armada nos cemitérios São Bento e dos Britos entre 12 de setembro e 5 de dezembro do ano passado. Porém, o contrato “apresentava algumas limitações” e sua renovação não foi realizada.

O processo licitatório para contratação de empresa substituta está em andamento, de acordo com a Prefeitura. Enquanto isso não é concluído, as rondas estão sendo realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Também em resposta ao requerimento, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública confirmou que havia segurança privada fixa no período noturno e, mesmo assim, as rondas foram mantidas tanto durante o dia quanto à noite.

A secretaria informou que mantém patrulhamento, mas que não é possível deixar equipe fixa de guardas municipais nos cemitérios 24 horas por dia “devido à grande demanda de trabalho e ao efetivo pequeno”.

De acordo com a pasta, dois boletins de ocorrência em cemitérios foram registrados em 2022, sendo um de furto/dano ao patrimônio e outro de recaptura de procurado. A Coordenadoria de Serviços Públicos também informou duas ocorrências registradas na primeira quinzena de abril deste ano, sem especificar quais foram.


Publicado em: 24 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...



Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...



Ruas da Vila Renata precisam de recuperação asfáltica

15 de julho de 2024

Um documento de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede para a Prefeitura realizar a recuperação asfáltica em vias da Vila Renata, na região da Vila Xavier. O parlamentar solicita que se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!