Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
673
Câmara Municipal foi representada pelo vereador Toninho do Mel
Promover a inclusão digital e combater a exclusão social. Esses são alguns dos objetivos do Centro de Cultura Digital “Beatriz Soler da Luz” inaugurado pela Prefeitura, na manhã de sexta-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Vale do Sol. Com dez computadores, a unidade oferecerá acesso gratuito à Internet, cursos e oficinas na área de Tecnologia da Informação à população da região. Na ocasião, a Câmara Municipal foi representada pelo vereador Toninho do Mel (PT).
No discurso, o vereador usou sua própria história para destacar a importância da iniciativa. “Eu mesmo só fui fazer curso de informática após os 40 anos, e isso fez uma grande diferença na minha vida. Mas, para que a gente possa aprender, é preciso oportunidade, como as que serão oferecidas aqui”, destacou. O projeto faz parte da reestruturação do antigo telecentro do Vale do Sol, que funcionava no local.
“Essa reestruturação é uma demanda da população, que poderá utilizar esse espaço para elaborar currículos, fazer pesquisas e cursos online. É também uma grande oportunidade para jovens, adultos e idosos entrarem no mundo digital e entenderem a Tecnologia da Informação como uma ferramenta imprescindível para pensar as questões do trabalho”, afirmou a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle. O espaço também desenvolverá o projeto "Ensinando programação para crianças”, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP).
De acordo com a Prefeitura, este é o segundo Centro de Cultura Digital inaugurado nesta administração. O primeiro, aberto em setembro do ano passado, funciona no CEU das Artes, no Jardim Indaiá, e já atendeu cerca de 180 pessoas nos cursos oferecidos. A previsão é que mais sete sejam entregues. “Além do Espaço Kaparaó e da Escola de Serralheiro, vamos levar esses centros aos seis territórios de Araraquara onde há maior vulnerabilidade social”, afirmou o prefeito Edinho Silva (PT).
O Centro de Cultura Digital é uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.
Homenagem
Emocionada, Renata Soler Notário, mãe de Beatriz Soler da Luz, que dá nome ao espaço, agradeceu à homenagem e disse que “apesar da dor”, é muito emocionante ter o nome da filha eternizado em um projeto que será referência para muitos jovens.
Beatriz nasceu em 1999 em São Bernardo do Campo (SP) e se mudou para Araraquara ainda criança. Preocupada com a família e com os idosos, cursava supletivo e planejava fazer faculdade de Enfermagem. No entanto, após sofrer um acidente em julho de 2015, foi submetida a uma cirurgia para a retirada do baço. Beatriz faleceu três anos depois, em 2018.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.