Publicado por: Prefeitura de Araraquara
740
No final de março, o vereador João Clemente (Progressistas) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, que realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Em resposta, a enfermeira gestora do programa IST/Aids/CTA, Saliane Ribeiro, informou que a rede de saúde de Araraquara é composta por 38 unidades básicas (10 CMS e 28 USF), três hospitais (um público e dois privados), uma maternidade pública e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo a UPA Central responsável por realizar teste em caso de acidente ocupacional, além de Ambulatório de HIV/Aids – SAE e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), desde 1996 e 2006, respectivamente, independentes e atuantes. “Desde 8 de março de 2024, o CTA também passou a atender e acompanhar pessoas vivendo com HIV diagnosticadas a partir desta data. As unidades citadas estão todas preparadas para realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, sendo as unidades básicas e o CTA como porta aberta, e os hospitais, a UPA e a maternidade com indicação.”
Ela detalha que, além da testagem rápida, o CTA desempenha papel importante na prevenção das ISTs e também da transmissão vertical (quando a mãe transmite a infecção para o bebê durante a gestação ou no parto). “Tem como missão o aconselhamento, com escuta qualificada, individualizada, sem julgamentos ou preconceitos, com o intuito de levar esclarecimento e conscientizar o indivíduo sobre o autocuidado e a sua responsabilidade na prevenção. Promove a equidade e o acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, hepatites B e C e sífilis e à prevenção dessas e das demais ISTs, favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.”
Objetivos
De acordo com Saliane, o CTA busca ampliar o acesso da população em geral e, principalmente, dos segmentos populacionais mais vulneráveis, ao aconselhamento, às ações de prevenção e ao diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; contribuir para a redução das vulnerabilidades ao HIV, hepatites B e C, sífilis e outras ISTs; promover o acesso da população geral e, especialmente, dos segmentos populacionais mais vulneráveis, às informações e insumos de prevenção das ISTs, HIV e hepatites B e C; realizar ações de aconselhamento, com o fim de promover a reflexão sobre as vulnerabilidades, estimular a adoção de medidas de prevenção mais viáveis para cada usuário e reduzir o impacto emocional dos diagnósticos; realizar ações de prevenção e aconselhamento que propiciem a reflexão dos usuários sobre questões relativas a sexualidade e gênero, na perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos; realizar ações de prevenção e aconselhamento que propiciem a reflexão dos usuários sobre questões relativas ao uso de álcool e outras drogas, na perspectiva da redução de danos; estimular o diagnóstico das parcerias sexuais; e apoiar tecnicamente a rede de atenção básica para a implantação e implementação das ações de aconselhamento, diagnóstico e prevenção das ISTs, Aids, sífilis e hepatites B e C nos serviços da rede.
Além disso, o Centro tem como objetivos encaminhar pessoas vivendo com HIV, ISTs e pessoas com suspeita de hepatites B e/ou C para serviços de saúde, com oferta de acompanhamento até o atendimento nos serviços de referência; realizar outros encaminhamentos e orientações que se façam necessários para a resolução dos problemas de saúde dos usuários que chegam ao CTA; constituir parcerias com instituições locais (ONGs, OGs, universidades, setor privado) visando à realização de atividades de prevenção das ISTs, Aids, sífilis e hepatites B e C, à melhoria da qualidade da atenção, à ampliação do acesso ao diagnóstico e aconselhamento, à formação de profissionais de saúde e ao desenvolvimento de pesquisa, entre outros; notificar às secretarias municipais e estaduais de Saúde os agravos de notificação compulsória; produzir informações para o planejamento das ações do serviço utilizando o SI-CTA (Sistema do Estado) ou outros sistemas de informação.
Ações no município
A gestora do CTA informa que a unidade está localizada na Rua Padre Duarte, nº 2414, no Centro, ficando aberta das 7 às 17 horas, encerrando as testagens às 16h30.
No local, são feitos atendimentos de acolhimento (orientação de prevenção às principais ISTs e promoção à saúde, uso do preservativo e mandala de prevenção combinada); testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites
B e C, com porta aberta a todas as pessoas a partir de 12 anos sem a necessidade de aprovação de acompanhante maior de idade; coleta de material para exames laboratoriais; prescrição e administração de benzetacil (penicilina benzatina) pelo enfermeiro; acompanhamento de sífilis aos pacientes inscritos no programa; consulta com prescrição de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) pelo enfermeiro; acompanhamento de crianças expostas ao HIV e gestantes (visitas em domicílio e transporte) e dispensação de fórmulas lácteas até dois anos; visita domiciliar para inscritos de maior vulnerabilidade; acolhimento e acompanhamento psicológico aos inscritos, referenciando quando necessário; acolhimento e acompanhamento com assistente social aos inscritos; consultas médicas com infectologista a partir de março de 2024 a todos os portadores de HIV diagnosticado nesta data; atividades extramuro (testagem rápida, palestras, orientações e distribuição de preservativos) em bares, boates, universidades, escolas, clínicas, hospitais, clínicas de drogadição, empresas, centros de detenção, postos de gasolina, postos de saúde, supermercados, feiras, eventos culturais, atividades do município, datas sazonais (Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho), além da distribuição semanal noturna aos profissionais do sexo que trabalham nas ruas.
Saliane lembra ainda que o CTA trabalha com parcerias: Rotary Club, Farma Shop, Unimed, Atenção Básica, Prefeitura, Sest Senat, Cefor, Unesp, Uniara, Industrial e boates de profissionais do sexo. “Levamos o nosso trabalho a áreas remotas (locais de prostituição, onde realizamos coleta de Papanicolau, prescrição e administração de benzetacil e prescrição da PreP). Lembramos que a gestão do programa IST/Aids do Município de Araraquara está locada dentro do CTA e é responsável por cerca de 1.100 pacientes que fazem acompanhamento de HIV/Aids”, completa.
Testagem
Segundo a gestora do Centro, a partir de 2019, o CTA intensificou e expandiu suas ações. “Firmamos parcerias, aumentamos a equipe e o horário de atendimento; fortalecemos o vínculo com os pacientes, com o reforço da busca ativa aos faltosos e o monitoramento das gestantes e crianças expostas; também iniciamos um trabalho de contato telefônico antes da consulta, o que reduziu significativamente o absenteísmo; e entrega do antirretroviral em domicílio aos mais vulneráveis.”
Ainda de acordo com ela, em 2022, foi iniciado o atendimento da PreP, fechando mais um elo do círculo de prevenção combinada (mandala de prevenção), com a abertura de quatro polos de atendimento, sendo um central (CTA) e três periféricos (Indaiá, Selmi Dei I e Cruzeiro do Sul), onde foram capacitados mais enfermeiros. “Iniciamos trabalho de orientação às unidades de saúde e capacitamos a primeira turma de técnicos de enfermagem para realização de testes rápidos, facilitando o acesso da população.”
Já em 2023, de acordo com a gestora, o CTA foi realocado em outro prédio, com ambiência e espaço mais agradáveis, visando a um melhor acolhimento e humanização do atendimento. “Em março de 2024 iniciamos o SAE Municipal/CTA, onde estendemos o nosso atendimento e segmento também aos novos inscritos ao programa HIV/Aids, em que a equipe foi capacitada junto ao Sesa para operar o sistema Juarez de informação e no atendimento à pessoa vivendo com HIV.”
A gestora elenca ainda todos os atendimentos fora da unidade realizados pela equipe do CTA, “o que comprova a importância deste setor na prevenção às ISTs no nosso município”. A relação completa dos atendimentos realizados entre fevereiro de 2019 e abril de 2024 pode ser conferida no documento de resposta.
Pandemia
Na resposta, a enfermeira pontua que, durante a pandemia, o CTA manteve suas portas abertas à demanda espontânea e manteve visita em domicilio aos mais vulneráveis e aos inscritos que foram acometidos pela Covid. “Nossa equipe, embora reduzida, dividiu-se para prestar ajuda ao serviço de Coordenação de Vigilância, atuando no enfrentamento à Covid no município. Mantivemos também a distribuição de insumos de prevenção, inclusive máscaras, aos profissionais do sexo que trabalhavam nas ruas.”
Atividades extramuro
Sobre a atividades fora da unidade, ela detalha que, em clínicas, empresas e universidades, ocorrem mediante solicitação por parte das mesmas. “Uma vez que trabalhamos com equipe reduzida, é necessário planejamento para que não prejudique o trabalho do setor. Também dependemos da disponibilidade dos profissionais que compõem a equipe na realização de trabalho extra, uma vez que não podemos comprometer o atendimento do ambulatório. Realizamos ações fora do horário de expediente, feriados e finais de semana.”
Em relação à solicitação por parte de clínicas de drogadição ou similares, Saliane afirma que há necessidade de aprovação da Coordenação de Vigilância, certificando que a clínica está de acordo com os conformes sanitários do Município. “Caso não esteja, orientamos que tragam os clientes até a nossa unidade em grupos pré-organizados. Também há instituições que preferem trazer a clientela à nossa unidade fixa”, encerra.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na primeira Sessão Ordinária de 2025 e da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal. Recebeu p...
Procurado por trabalhadores que dependem do transporte público para chegar à região do Salto Grande, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou uma indicação pedindo ao Município a criação ou prolonga...
Depois de receber demanda de alguns agentes comunitários de saúde, que relataram sentir falta de um curso de capacitação sobre primeiros socorros, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indi...
Recentemente, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL), enviou ao Executivo uma indicação solicitando benfeitorias na Praça “Ana Brondino Leite”, localizada no Jardim Boa Vista II. No documento protoco...
A falta de iluminação ao longo da Avenida José Smith, no Parque Gramado, motivou a vereadora Maria Paula (PT) a protocolar uma Indicação, apresentando o problema à Prefeitura. Segundo a parlamenta...
Criado em 2008, como um benefício destinado aos servidores efetivos convocados a participarem das Campanhas de Vacinação promovidas, coordenadas ou executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.