544
Após anos de dedicação à educação e à comunidade, a professora Cidália Beatriz Valério Lopes recebeu, nesta sexta-feira (13), a honraria de Cidadã Araraquarense no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de familiares e amigos, entre eles, o vereador José Carlos Porsani (PSDB), proponente da homenagem. “O envolvimento da professora Cidália com a sociedade araraquarense vai muito além da sala de aula, da educação, pois ela é muito lutadora e pratica várias ações sociais em prol da população do município”, ressaltou o parlamentar.
O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), parabenizou o proponente da honraria pela escolha. “O nosso vereador Porsani foi muito sábio, pois a homenageada preenche todos os requisitos para receber o título de cidadã araraquarense, como a realização de trabalhos voluntários”, destacou.
O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) frisou a importância do papel do professor na sociedade. “Cidália escolheu Araraquara para viver e educar diversos cidadãos, fazendo a diferença no município”, afirmou. O vice-prefeito Damiano Neto (PP) parabenizou a homenageada por seus ideais e dedicação à comunidade.
Para Cidália, a entrega do título foi uma surpresa. “Eu não esperava por esse reconhecimento, apesar de me sentir cidadã araraquarense há muito tempo, pois fui bem recebida por todos da cidade e construí uma grande família aqui. Só tenho que agradecer por tudo que eu conquistei ao longo desses anos em Araraquara”, concluiu a professora.
Sobre a homenageada
Cidália Beatriz Valério Lopes nasceu em março de 1941 na cidade Santos. Graduou-se pela Faculdade de Ciências e Letras de Santos, obtendo Licenciatura em Português e Francês. Casou-se com o professor José Maria Lopes em 11 de maio de 1968.
O casal mudou-se para Araraquara em 1970. Cidália fez sua trajetória no magistério nas escolas Francisco Pedro Monteiro Da Silva, Dorival Alves, Pedro José Neto, João Manoel Do Amaral, Augusto Da Silva Cesar e Antônio Lourenço Correa, onde permaneceu até se aposentar.
Após a morte do marido em 1985, a professora assumiu sozinha a criação de suas três filhas: Célia, Ana e Beatriz. Cidália também tem seis netos: Guilherme, Gabriel, Luísa, Rodrigo, Letícia e Lucas.
A convite do amigo José Carlos Porsani, a homenageada foi voluntária na Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (Sabsa), entidade que seu marido foi um dos fundadores. Foi representante da entidade no Concriar, e participa do Departamento de Educação até hoje. É voluntária da casa da amizade do Rotary Carmo e participante ativa da comunidade católica da Paróquia Santa Ângela.
Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskzsV6Nu.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.