Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
1370
Na tarde de sexta-feira (28), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Ruy de Toledo”, no bairro Jardim Roberto Selmi Dei, onde ouviu das profissionais as demandas do local.
A principal queixa é sobre a falta de funcionários, pois dois profissionais saíram com o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e os que permaneceram ainda ajudam em outras unidades de saúde.
A UBS conta com dois clínicos gerais, dois pediatras e três ginecologistas, sendo que um trabalha em outro posto em alguns dias da semana. Há também um profissional de odontologia que atende todos os dias no período da tarde.
Mesmo com a equipe reduzida, a unidade de saúde atende, fora os pacientes do próprio bairro, 22 mil pessoas do Valle Verde, de acordo com uma servidora, o que acaba sobrecarregando os profissionais.
“Quem é do Valle Verde chega a vir a pé e, chegando aqui, eu sou obrigada a dizer para voltar para casa, porque não tem vaga. Já tive que dispensar 15 pessoas em um dia por falta de vaga”, frisou Luciana Marques da Silva, enfermeira-chefe. No entanto, ela entende que antes de aumentar a equipe, é preciso que seja feita expansão do posto, pois não há espaço que comporte mais funcionários.
Os servidores ainda reclamaram da falta de segurança, relatando que são ofendidos verbalmente com periodicidade, e que já houve ocorrências em que técnicas foram agredidas fisicamente. Relataram, ainda, a presença frequente de cobras e aranhas.
Luciana destacou também que falta ar condicionado nas salas de curativo e de aplicação, que estão com três computadores precisando de manutenção, e que quando chove, há problema de alagamento.
“Cobraremos os setores responsáveis para que as devidas providências sejam tomadas. Cobras e aranhas em uma unidade de saúde é preocupante. Onde está a vigilância epidemiológica nesses momentos?”, questionou Angeli.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.