1579
No início do mês, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no Centro de Educação e Recreação (CER) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Caic do Vale do Sol “Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, conferindo as instalações das unidades educacionais.
Acompanhado pelas diretoras, o parlamentar verificou pontos que precisam de atenção, lembrando que tanto a creche como a escola tiveram suas reformas e ampliações eleitas durante uma das plenárias do Orçamento Participativo (OP) do ano passado.
Atualmente, o CER atende 320 crianças, enquanto a Emef conta com 980 jovens, totalizando 1.300 alunos. O complexo educacional começou suas atividades em 1998 e, desde então, não passou por uma grande reforma, apenas por adequações pontuais.
A visita de Angeli resultou em duas indicações. Na primeira, voltada ao CER, o vereador reforçou a necessidade de ampliação da unidade; melhoria nas janelas, já que não oferecem segurança para os alunos; reparo nas junções do teto da escola, pois em dias de chuvas está infiltrando água principalmente na entrada principal; ampliação dos banheiros, que são pequenos para o número de crianças, principalmente para a recreação; ampliação da sala de soneca, pois o número de alunos é grande para o espaço; implantação de uma área verde; e melhorias nas valetas para escoamento de água.
Já de olho na Emef, o parlamentar pediu, com urgência, uma estrutura para a quadra coberta que facilite sua manutenção e limpeza. “Muitas pombas invadem a quadra e defecam no chão e na estrutura metálica onde pousam, às vezes a sujeira impossibilita os educadores físicos de darem suas aulas com segurança no local, pois as fezes dos animais podem transmitir doenças graves. Em dias de chuva, a situação se agrava, pois existem vários pontos que permitem a entrada de água”, alerta Angeli.
O vereador também pontua no documento que a quadra aberta é inutilizável, pois sol forte ou chuva tornam o espaço inadequado para os alunos. “O chão tem desnível e oferece risco de queda para as crianças”, destaca.
Finalizando, o parlamentar pede atenção para os telhados com pontos de infiltração e goteiras dentro das salas de aulas.
“Nosso Caic do Vale do Sol é muito conhecido, admirado e disputado por muitos pais e alunos em Araraquara. Como o local possui uma arquitetura única, precisa de todo cuidado e atenção para que possíveis acidentes ou problemas não aconteçam. Em dias de chuva muito forte, as goteiras são extremamente prejudiciais e perigosas para a estrutura e, principalmente, para os alunos e professores da Emef e do CER”, alerta Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...
A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.