601
Não é segredo a grave crise que assola a Casa Cairbar Schutel - referência para o tratamento psiquiátrico e de dependência química em Araraquara e região. São aproximadamente 110 funcionários, 150 atendimentos por dia e uma dívida na casa dos R$ 9 milhões. Mas, na reunião promovida na manhã da quinta-feira (21) entre diretores da entidade, parlamentares, secretárias municipais e o prefeito Edinho Silva (PT), foi dada uma boa notícia: a efetivação de convênio firmado com o município para recebimento de repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os vereadores Juliana Damus e Roger Mendes, ambos do PP, presentes no encontro, foram os intermediadores da reunião com o Poder Executivo. “Sem a formalização do contrato, a situação da Casa Cairbar estava muito crítica. Há tempos estamos articulando esta possibilidade e agora tivemos a boa notícia”, colocou Juliana.
Devido à restrição para emissão de Certidão Negativa de Débito (CND), a Casa Cairbar estava impossibilitada oficialmente de receber os recursos oriundos do SUS, via convênio com o município. No entanto, em decisão recente, a Justiça determinou, em caráter liminar, a suspensão da exigibilidade de emissão do documento. “Com isso, poderemos renovar nosso contrato, vencido desde março”, pontuou o diretor-presidente da instituição, Osvalte Nogueira.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, os detalhes sobre a renovação do convênio serão decididos em encontro previsto para janeiro.
Para a mesma época, o prefeito pretende reunir todas as prestadoras de serviço da área e também o Ministério Público, a fim de traçar uma política pública específica para a promoção da saúde mental. “A ideia é articular uma Conferência Municipal para elaborarmos um plano para a saúde mental do município”, afirmou Edinho Silva.
A iniciativa foi aprovada pelo vereador Roger Mendes. “Com uma política própria para a saúde mental, os recursos poderão ser melhor administrados, para alcançar o resultado pretendido”, salientou.
Saiba como contribuir para a manutenção dos serviços da Casa Cairbar, acessando o site: www.casacairbar.org.br/ajudar.html.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Secretaria Municipal da Educação divulgou o cronograma de volta às aulas para 2026. O início do atendimento para alunos dos Centros de Educação e Recreação (CERs) com matrícula renovada em períod...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 36 vagas de emprego abertas, nesta segunda-feira (26), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades...
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento ao público de quarta-feira (28) a sexta-feira (30). Além do fechamento das agências, os canais remotos de...
Os equipamentos de ginástica e calistenia do Parque Infantil precisam ser renovados. A sugestão ao Executivo, na Indicação nº 135/2026, é do vereador Alcindo Sabino (PT). O parlamentar menciona...
É necessário adotar medidas para conter o processo de erosão e recuperar a calçada na Rua Maria Brambilla Passos, no Jardim Adelaide. A solicitação, enviada à Prefeitura, consta em Indicação do ver...
A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” promove na quarta-feira (28), às 14 horas, no Plenário da Câmara, a palestra “Cérebro Ativo, Mente Saudável”, com orientações práticas sobre como manter a m...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.