Notícias



Comemorando 40 anos, Paróquia São José recebe homenagem da Câmara

De autoria da Mesa Diretora, honraria foi indicada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)

3624


A Paróquia São José de Araraquara recebeu da Câmara Municipal o Diploma de Reconhecimento Público pelos 40 anos de sua criação, em solenidade realizada na Igreja na noite da quarta-feira (8). A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1.104/2021, de autoria da Mesa Diretora, após indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

 

“É um ‘prêmio’ da nossa cidade, encabeçado pela Câmara Municipal, por tudo o que a Paróquia fez nesses 40 anos pela população de Araraquara, com todos os serviços, principalmente os serviços sociais”, afirmou Angeli.

 

Para o padre José Alfeu Pereira, o reconhecimento traz mais força e alegria para que a Paróquia continue a sua missão. “Por tudo o que São José significou, de proteger a família, de procurar os valores verdadeiros que fazem as pessoas crescerem. Esta noite vai ter sua continuação também no dia a dia para cada um que aqui esteve e tudo aquilo que pudermos realizar de bom daqui para a frente. Só posso expressar mesmo a alegria que todo paroquiano está sentindo por essa homenagem tão singela e que enaltece e enobrece a nossa cidade, a nossa comunidade, a nossa missão cotidiana.”

 

Também participaram da homenagem os vereadores Edson Hel (Cidadania) e Gerson da Farmácia (MDB).

 

Paróquia São José

A história começa em 1957, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, quando foi fundada a Legião de Maria. As legionárias visitavam várias famílias e, com a ajuda do padre, realizavam casamentos e batizados de pessoas afastadas da igreja.

 

O trabalho despertou na comunidade do bairro de São José o desejo de ter construída uma igreja própria. A comunidade se reuniu e ergueu uma barraca coberta com folhas de coqueiro na praça onde hoje está localizado o jardim, espaço que passou a servir para quermesses e para a reza do terço aos sábados e domingos, diante de uma imagem de São José emprestada do asilo.

 

Foram realizadas três grandes quermesses que renderam verba suficiente para a compra de um terreno, onde está localizado hoje o posto de gasolina. Contudo, a primeira capela de São José foi construída onde hoje está a igreja. A primeira missa foi celebrada no dia 26 de fevereiro de 1961 com a capela lotada.

 

A Paróquia São José foi, durante muitos anos, responsável pela creche homônima, hoje denominada Carmelita Garcez e administrada pela Prefeitura.

 

Com a ajuda da comunidade, foi construído um templo maior e houve a elevação a paróquia no dia 1º de março de 1981. Logo depois foi construída a Casa Paroquial.

 

A Paróquia São José é ainda a mãe de várias outras comunidades de nossa cidade, de onde nasceram novas paróquias: São Dimas, São Judas Tadeu, São Pedro, Santa Luzia e Santo Expedito.

 

O Papa Francisco declarou que, entre 8 de dezembro de 2020 e 8 de dezembro de 2021, a Igreja Católica celebrará o “Ano de São José”, em razão dos 150 anos da declaração do Pai Adotivo de Jesus como Patrono Universal da Igreja. Coincidentemente, na mesma data, a Paróquia São José de Araraquara celebra os 40 anos de sua criação e de serviços prestados à comunidade araraquarense.


Publicado em: 09 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!