1152
Durante a 1ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Araraquara, foi aprovada a instituição da Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres”, proposta pelas vereadoras Fabi Virgílio e Filipa Brunelli, ambas do PT.
A CEE objetiva incentivar, desenvolver e apoiar discussões e ações relacionadas às mulheres. Entre as atribuições, estão a divulgação de normas de proteção e defesa das mulheres, estimulando e fiscalizando seu fiel cumprimento; formulação de diretrizes e incentivo à promoção de políticas que visem a eliminar a discriminação em face das mulheres; acompanhamento da elaboração e execução de programas de governo no âmbito municipal nas questões que atingem as mulheres, com vista à defesa de suas necessidades e de seus direitos; promoção de debates e audiências sobre a defesa dos direitos das mulheres, a condição da mulher brasileira e o combate às formas de discriminação; recebimento e exame de denúncias e representações relativas à discriminação das mulheres, com encaminhamento aos órgãos competentes, exigindo providências efetivas.
Fabi destaca que a criação da Comissão torna-se essencial para o enfrentamento da violência contra a mulher e a defesa de direitos, a começar pelo fortalecimento, por meio de palestras e normas de divulgação de direitos, dos equipamentos públicos que fazem o atendimento a mulheres vítimas de violência ou mesmo locais de acolhimento, como os Centros de Referência e Assistência Social (Cras), além de debates que criem mecanismos de empoderamento da mulher por meio de acolhimento psicológico e geração de renda.
“Nosso país ainda é um dos que mais nos assombra quando falamos em violência contra a mulher. Atinge o quinto lugar no ranking de feminicídio, uma mulher é morta a cada sete horas, uma mulher sofre violência doméstica a cada dois minutos. O Brasil bate recordes de registros de estupro. Na pandemia, no estado de São Paulo, a violência contra a mulher aumentou em quase 50%. Em Araraquara, pela pandemia, esses dados aumentaram também, infelizmente. Cabe a esta Casa de Leis se debruçar sobre o que é ser mulher em nossa sociedade, uma pauta tão importante e emergente”, argumentou a vereadora ao defender a proposta.
Como funciona a CEE
A Comissão Especial de Estudos é composta por três vereadores, que são nomeados mediante ato da Presidência, a ser publicado dentro do prazo de 15 dias, contado a partir da vigência das resoluções, observando, sempre que possível, a representação proporcional partidária.
Poderão participar da CEE, na condição de convidados, membros das secretarias municipais, bem como pessoas naturais de notório saber e representantes de entidades que possuam pertinência temática com o objeto de estudo da comissão.
A comissão terá duração de dois anos, admitindo-se que este prazo seja prorrogado dentro da legislatura em curso, não podendo ultrapassá-la. Em até dez dias após seu término, a CEE deverá protocolizar relatório final dos trabalhos.
Os membros da CEE se reunirão para indicar seu presidente e seu relator, bem como para estabelecer seu plano de trabalho. Na consecução de seu objetivo, poderá atuar em conjunto com órgãos da Administração Pública direta e indireta, bem como organizações da sociedade civil.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Festa Julina das Oficinas Culturais As diversas turmas das Oficinas Culturais Municipais se reúnem para celebrar o clima julino nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na “Festa Julina das Oficinas Cu...
Futebol feminino A equipe sub-17 das Guerreirinhas Grenás enfrenta o Fortaleza-CE no sábado (5), às 15 horas, no CT Ribamar Bezerra – Maracanaú, na abertura do returno do Grupo E do Campeonato Bra...
Acontece neste final de semana o 26º Encontro de Veículos Antigos. O Distrito Revee (antigo Cear) receberá carros e motos clássicos e raros de diversas cidades da região, reunindo colecionadores e...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart realizam, neste mês de julho, o Circuito Cultural de Férias – um programa com oficinas artísticas gratuitas para todas as faixas etárias. A ação será r...
A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secret...
Fechamento de agências bancárias, salários reduzidos e contratação de funcionários terceirizados foram alguns dos assuntos debatidos na Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quinta-feir...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.