1305
Trazendo fantasia, arte e cultura para Araraquara desde 1997, a Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal. Por indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB), a honraria foi entregue ao diretor e idealizador da companhia, o ator Márcio Pontes, durante Sessão Solene, realizada na sexta-feira (6), no Plenário da Casa de Leis.
“Conheço a companhia há mais de 20 anos, sempre acompanhei as produções. Eles trazem muita cultura para Araraquara e outras cidades, representando nosso município no Brasil e no mundo afora. Acho importante valorizar o que é nosso e incentivar a cultura local”, frisou Angeli.
A secretária municipal de Cultura, Teresa Cristina Telarolli, reconheceu a relevância da entrega da honraria. “Com um trabalho de excelência, a companhia merece essa homenagem, pois é longeva, o que no Brasil é uma raridade dado o desprestígio da Cultura de maneira geral. Essa é uma oportunidade de expressarmos nossa gratidão por tudo que ela faz pela cidade.”
Pontes agradeceu pela homenagem e destacou os desafios de viver da arte. “Tem muito trabalho no que a gente faz. São quase 20 horas diárias. Se recebêssemos por isso, estaríamos milionários. Somos trabalhadores sim. Continuamos nessa luta porque entendemos o papel da arte e sua importância: ela transforma as pessoas que a encontram. Hoje, enquanto companhia, somos mais que artistas, somos militantes pela cultura.”
Sobre o Diploma, o diretor ainda completou: “A gente nunca trabalhou com o objetivo de receber essa honraria, mas claro que é importante, pois a gente se sente apoiado pelas autoridades da cidade e por quem nos acompanha. Como é de sensibilidade que vive o artista, isso também nos impulsiona na batalha para manter esse trabalho”, concluiu.
Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos
Voltada para investigação da linguagem do teatro de animação e de suas diferentes possibilidades, a Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos foi criada em 1997, pelo seu atual diretor, o ator Márcio pontes, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Estreou com a peça “A Princesa e a Lua”, de James Thurber.
Com apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras e também no exterior, em seus 22 anos de existência, a companhia se tornou uma das principais do estado. Seus últimos trabalhos, “Cartas de um menino viajante” (2013) e “O Trem Fantasma” (2016), ganharam destaque na revista Veja São Paulo e na Folha de São Paulo.
A companhia também foi indicada ao Prêmio Fensa em 2012, pelos bonecos criados para o espetáculo “Crônicas de Cavaleiros e Dragões – O Tesouro dos Nibelungos”. Recentemente, foi ganhadora do Premio APCA de melhor espetáculo infantil com a peça “Que monstro te mordeu?”.
Desde 2010, a companhia mantém o Museu do Boneco, destinado à divulgação e ao fomento desta arte, que atende a população de maneira acessível e com visitação gratuita.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.