Notícias



Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos recebe Diploma de Honra ao Mérito

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) é autor da indicação para entrega da homenagem

1169


Trazendo fantasia, arte e cultura para Araraquara desde 1997, a Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal. Por indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB), a honraria foi entregue ao diretor e idealizador da companhia, o ator Márcio Pontes, durante Sessão Solene, realizada na sexta-feira (6), no Plenário da Casa de Leis.

“Conheço a companhia há mais de 20 anos, sempre acompanhei as produções. Eles trazem muita cultura para Araraquara e outras cidades, representando nosso município no Brasil e no mundo afora. Acho importante valorizar o que é nosso e incentivar a cultura local”, frisou Angeli.

A secretária municipal de Cultura, Teresa Cristina Telarolli, reconheceu a relevância da entrega da honraria. “Com um trabalho de excelência, a companhia merece essa homenagem, pois é longeva, o que no Brasil é uma raridade dado o desprestígio da Cultura de maneira geral. Essa é uma oportunidade de expressarmos nossa gratidão por tudo que ela faz pela cidade.”

Pontes agradeceu pela homenagem e destacou os desafios de viver da arte. “Tem muito trabalho no que a gente faz. São quase 20 horas diárias. Se recebêssemos por isso, estaríamos milionários. Somos trabalhadores sim. Continuamos nessa luta porque entendemos o papel da arte e sua importância: ela transforma as pessoas que a encontram. Hoje, enquanto companhia, somos mais que artistas, somos militantes pela cultura.”

Sobre o Diploma, o diretor ainda completou: “A gente nunca trabalhou com o objetivo de receber essa honraria, mas claro que é importante, pois a gente se sente apoiado pelas autoridades da cidade e por quem nos acompanha. Como é de sensibilidade que vive o artista, isso também nos impulsiona na batalha para manter esse trabalho”, concluiu.

 

Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos

Voltada para investigação da linguagem do teatro de animação e de suas diferentes possibilidades, a Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos foi criada em 1997, pelo seu atual diretor, o ator Márcio pontes, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Estreou com a peça “A Princesa e a Lua”, de James Thurber.

Com apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras e também no exterior, em seus 22 anos de existência, a companhia se tornou uma das principais do estado. Seus últimos trabalhos, “Cartas de um menino viajante” (2013) e “O Trem Fantasma” (2016), ganharam destaque na revista Veja São Paulo e na Folha de São Paulo.

A companhia também foi indicada ao Prêmio Fensa em 2012, pelos bonecos criados para o espetáculo “Crônicas de Cavaleiros e Dragões – O Tesouro dos Nibelungos”.  Recentemente, foi ganhadora do Premio APCA de melhor espetáculo infantil com a peça “Que monstro te mordeu?”.

Desde 2010, a companhia mantém o Museu do Boneco, destinado à divulgação e ao fomento desta arte, que atende a população de maneira acessível e com visitação gratuita.

 

Confira as fotos aqui.


Publicado em: 09 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!