Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON
69
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa de Araraquara.
De acordo com a parlamentar, chegaram a seu gabinete diversas reclamações e denúncias de munícipes relatando que o referido hospital apresenta constante superlotação, com grande número de pessoas aguardando atendimento na recepção e, em muitos casos, pacientes permanecendo do lado de fora da unidade, em razão da ausência de espaço físico adequado e de assentos suficientes para acomodar os usuários.
No documento, Filipa pergunta se o hospital realiza atendimentos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se também atende pacientes particulares e/ou de convênios e, em caso positivo, busca saber a proporção média entre os atendimentos.
Questiona ainda qual o tempo médio de espera para atendimento dos pacientes, desde a chegada à unidade até a consulta médica, com a especificação, se possível, por tipo de atendimento; e qual o motivo da recorrente aglomeração de pessoas na recepção do hospital, especialmente em determinados dias e horários.
Indaga também por quais razões a unidade não dispõe de estrutura física adequada para acomodar todos os pacientes que aguardam atendimento, incluindo assentos suficientes e espaço interno adequado; e quais providências estão sendo adotadas ou estão previstas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Santa Casa para melhorar o fluxo de atendimento, reduzir aglomerações e garantir condições dignas de espera à população.
Encerrando, quer saber se há estudos ou planejamento para ampliação, adequação ou reorganização do espaço físico da recepção do hospital.
“O Requerimento tem por objetivo assegurar transparência, fiscalização e melhoria das condições de atendimento à população, garantindo o direito à saúde e à dignidade dos usuários do sistema público, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde e da Administração Pública”, pontua a vereadora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram em segundo turno o Substitutivo nº 2 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1...
Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...
Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...
Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...
Até 24 de fevereiro, o Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca) estará com processo seletivo aberto para bolsistas que irão atuar na Coordenação Executiva Discente do projeto de extensão....

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.