Notícias



Condomínio abandonado continua preocupando moradores no Jardim Europa

População local relatou ao presidente da Câmara de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), presença de usuários de drogas, proliferação de animais peçonhentos, mato alto e acúmulo de resíduos

Publicado por: Foto: Reprodução Google StreetView

674


Localizado na Avenida Augusto de Campos, nº 473, no Jardim Europa, o Condomínio Edifício Europa Isabella segue em situação de abandono, com impactos diretos na segurança, saúde pública e qualidade de vida dos moradores da região.

 

Foram eles que procuraram o gabinete do presidente da Câmara de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), e relataram a presença de usuários de drogas, proliferação de animais peçonhentos, mato alto e acúmulo de resíduos no local.

 

O parlamentar lembra que, em questionamento anterior, no mês de fevereiro de 2023, foram apresentadas informações sobre a regularidade legal e a existência de débitos.

 

“É necessário um acompanhamento mais preciso das ações administrativas relacionadas ao Instituto do Abandono”, pontua Angeli em novo documento apresentado à Prefeitura de Araraquara, no qual pede informações atualizadas e detalhadas sobre o condomínio em questão.

 

O vereador pergunta qual é a situação legal atualizada do imóvel, incluindo eventuais restrições, notificações vigentes ou obrigações impostas ao responsável; se existem débitos pendentes relativos ao imóvel e, em caso positivo, qual o valor total atualizado e qual a natureza discriminada dos débitos (IPTU, multas, taxas etc.); e quais medidas efetivas foram adotadas pela atual administração para mitigação dos problemas no local, especificando datas das fiscalizações realizadas, penalidades aplicadas e serviços executados (limpeza, roçada, fechamento etc.).

 

Ainda busca saber em que fase se encontra o Processo Administrativo nº 46.370/2022 (Instituto do Abandono) e qual foi a última movimentação registrada, incluindo data e previsão de conclusão; quais providências concretas estão planejadas pela Administração Municipal para solução definitiva da situação, incluindo eventual cronograma de ações; e se existe previsão de adoção de medidas coercitivas adicionais, caso persista o estado de abandono, e, em caso positivo, quais.

 

O que dizia a resposta anterior

Segundo o documento de março de 2023, de autoria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Lei do Instituto do Abandono estava sendo aplicada desde 2015 e todas as ações previstas tinham sido executadas. Ainda segundo a resposta, o imóvel ainda era objeto de análise jurídica quanto à possível encampação ou determinação sequencial através do Processo nº 46.370/2022.

 

A Gerência de Fiscalização de Serviços Públicos reforçou que, em vistoria realizada no dia 8 de março daquele ano, foram aplicadas autuações conforme prevê o Instituto do Abandono.

 

Ainda antes, em 22 de fevereiro de 2022, Angeli havia encaminhado outro Requerimento, também pedindo detalhes sobre a real situação legal do imóvel, débitos aos cofres públicos e realizações de vistorias pela Vigilância Epidemiológica. Na resposta, em 20 de abril, foi informado que o imóvel estava malconservado, com mato, lixo, detritos e entulhos. Além disso, estava em débito com os cofres públicos desde 2015 e também com processo de execução.

 

Instituto do Abandono

A Lei Municipal nº 7.733/2012, que regulamenta o Instituto do Abandono em Araraquara, permite a encampação de imóvel urbano quando o local se encontrar abandonado, o proprietário não tiver mais a intenção de conservá-lo em seu patrimônio, não estiver na posse de outra pessoa ou quando houver débitos de IPTU.

 

“Estamos atentos a essa situação desde os primeiros relatos e voltamos a cobrar providências porque o problema persiste e impacta diretamente a vida de quem mora no bairro. Não se trata apenas de um imóvel abandonado, mas de uma questão de segurança pública, saúde e dignidade para toda a vizinhança. Estamos solicitando informações atualizadas e medidas concretas, pois já se passaram anos desde os primeiros apontamentos, e a população continua convivendo com os mesmos riscos. Isso não pode se tornar algo normal. Nosso papel é cobrar, acompanhar e pressionar por uma solução definitiva. Quem mora no Jardim Europa merece tranquilidade, e nós continuaremos atuando até que essa situação seja, de fato, resolvida”, conclui o vereador Rafael de Angeli.


Publicado em: 06 de março de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...



Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

22 de junho de 2026

A Praça do Campo, no Jardim Iedda, está com mato alto e erosão próximo ao alambrado, desgaste no solo e aspecto de abandono. Por causa dessa situação, moradores da região procuraram o vereador Cris...



Exemplo para moradores do Jardim Aclimação, Ovídio Rodrigues recebe Título de Cidadão Araraquarense

19 de junho de 2026

Ovídio Rodrigues é uma inspiração para os moradores da região do Jardim Aclimação. Com 90 anos de idade, por iniciativa própria e com suas ferramentas, ele assumiu a missão de cuidar dos espaços pú...



Frente Parlamentar solicita informações sobre população em situação de rua em Araraquara

19 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar sobre Pessoas em Situação de Rua pede informações sobre a população em situ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!