710
O vereador Guilherme Bianco (PC do B) protocolou o Requerimento n° 1.033/2021 solicitando à Prefeitura respostas sobre a situação do transporte público no município. Segundo o parlamentar, já é de conhecimento de todos que trabalhadores do período noturno e estudantes sofrem com a falta dos coletivos, tendo de optar por transporte por aplicativo como única alternativa, uma vez que não há oferta de linha do transporte público após as 21h35, o que tem encarecido muito a vida dessas pessoas.
Bianco alegou que, após o marco político que significou a chamada “Jornada de Junho” de 2013, o transporte público também se tornou um direito social constitucional, através da EC 90/2015, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSOL). O vereador considerou que, para a maioria dos munícipes, o transporte público é o principal meio de deslocamento, e que recentemente o Governo do Estado de São Paulo autorizou o retorno às aulas de maneira presencial nas redes pública e privada de ensino. “As empresas de ônibus, prestadoras de serviço para o município, reduziram a frota nas linhas e restringiram os horários da circulação dos ônibus, de modo que o último ônibus sai do terminal às 21h35, restando posteriormente o ‘corujão’”, argumentou o parlamentar.
Bianco também acrescentou que o horário de aulas nas escolas e, principalmente, universidades é das 19h às 22h30 deixando, portanto muitos estudantes sem opção de transporte. Diante do momento de retomada econômica e social de nossa cidade, com a diminuição do contágio pelo novo coronavírus e com a vacinação chegando a 98,22% da população adulta, é incoerente limitar ou diminuir a circulação de ônibus”, argumentou o vereador.
O parlamentar pediu à Prefeitura informações sobre alterações na frota desde o início da pandemia. “Qual era o número de ônibus rodando em fevereiro de 2020, quando foi decretado o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia? Houve redução no número de ônibus ofertados durante a pandemia?”, questionou Bianco.
O vereador concluiu cobrando uma posição do Executivo sobre a previsão de retorno da linha no horário noturno, além de uma justificativa, caso não haja o retorno.
Em resposta, a Prefeitura Municipal, por meio da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), afirmou que o último horário dos coletivos fica em torno de 22h50 no sentido Centro-Bairro, e que após esse horário o atendimento passa a ser realizado pelas linhas “Corujão”, Norte, Sul, Leste e Oeste que contemplam todas as principais vias dos bairros de Araraquara.
A pasta ainda afirmou que 86 veículos fazem as linhas, distribuídas conforme a demanda de cada bairro e que, sempre que necessário, são adicionados carros extras em horários específicos. Além disso, a determinação regular de números de carros depende dos dias da semana e seu período, como pagamentos, festas entre outros. Já nos dias comuns as linhas regulares de maior demanda trabalham em média com quatro carros.
Quanto à redução no número de ônibus ofertados antes, após e durante a pandemia, a Controladoria respondeu que, em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o município contava com 109 carros para atender 36 mil passageiros por dia. Com a queda no número de usuários chegando a 15 mil pessoas por dia, a frota de veículos passou para 86 carros. “É visível que a redução no número de veículos, que é de 21,10%, é bem menor que a queda no número de passageiros, que representa 58,33%”, ponderou a pasta.
Sobre a previsão de oferta de ônibus entre 21h30 e 23h59, a Controladoria afirmou que a reprogramação tem sido efetuada paulatinamente, e que há acompanhamento diário das linhas, inclusive corujões, para identificar a demanda coletiva, sua origem e destino, a fim de adequar a demanda nas linhas aos horários necessários.
Para identificar a necessidade de novos coletivos e horários, a Controladoria afirmou que estão sendo usadas informações do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), bem como a movimentação de passageiros no Terminal Central de Integração, entre outros. “Em alguns casos, são realizadas pesquisas operacionais para validar a precisão das informações geradas, o que possibilita um melhor planejamento para adequar a oferta de transporte e a necessidade de um coletivo. Através disso, foi possível identificar e ampliar os horários de atendimento da maioria das linhas regulares para as 22h50, e o Corujão para as 23h05.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Neste show, André Youssef e seu trio levam o público em uma viagem musical pelas décadas de 50 e 60, com influências de blues, rock’n’roll, country, soul e jazz. Na sexta-feira (1º), às 20...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (1º), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Remo-PA, no Mangueirão, pela 20ª rodada (a primeira do 2º turno) do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená...
Na tarde desta sexta-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), recebeu em seu gabinete a visita de servidores do Legislativo de Américo Brasiliense, qu...
As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas oportunidades abertas em 1º de agosto, incluindo 50 vagas para limpador(a) de peças de indústria, 10 para auxiliar de lam...
O Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores ((CLDP) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp Araraquara está com inscrições abertas para cursos de idiomas presenciais e online, com...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.