250
O vereador Guilherme Bianco (PC do B) protocolou o Requerimento n° 1.033/2021 solicitando à Prefeitura respostas sobre a situação do transporte público no município. Segundo o parlamentar, já é de conhecimento de todos que trabalhadores do período noturno e estudantes sofrem com a falta dos coletivos, tendo de optar por transporte por aplicativo como única alternativa, uma vez que não há oferta de linha do transporte público após as 21h35, o que tem encarecido muito a vida dessas pessoas.
Bianco alegou que, após o marco político que significou a chamada “Jornada de Junho” de 2013, o transporte público também se tornou um direito social constitucional, através da EC 90/2015, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSOL). O vereador considerou que, para a maioria dos munícipes, o transporte público é o principal meio de deslocamento, e que recentemente o Governo do Estado de São Paulo autorizou o retorno às aulas de maneira presencial nas redes pública e privada de ensino. “As empresas de ônibus, prestadoras de serviço para o município, reduziram a frota nas linhas e restringiram os horários da circulação dos ônibus, de modo que o último ônibus sai do terminal às 21h35, restando posteriormente o ‘corujão’”, argumentou o parlamentar.
Bianco também acrescentou que o horário de aulas nas escolas e, principalmente, universidades é das 19h às 22h30 deixando, portanto muitos estudantes sem opção de transporte. Diante do momento de retomada econômica e social de nossa cidade, com a diminuição do contágio pelo novo coronavírus e com a vacinação chegando a 98,22% da população adulta, é incoerente limitar ou diminuir a circulação de ônibus”, argumentou o vereador.
O parlamentar pediu à Prefeitura informações sobre alterações na frota desde o início da pandemia. “Qual era o número de ônibus rodando em fevereiro de 2020, quando foi decretado o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia? Houve redução no número de ônibus ofertados durante a pandemia?”, questionou Bianco.
O vereador concluiu cobrando uma posição do Executivo sobre a previsão de retorno da linha no horário noturno, além de uma justificativa, caso não haja o retorno.
Em resposta, a Prefeitura Municipal, por meio da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), afirmou que o último horário dos coletivos fica em torno de 22h50 no sentido Centro-Bairro, e que após esse horário o atendimento passa a ser realizado pelas linhas “Corujão”, Norte, Sul, Leste e Oeste que contemplam todas as principais vias dos bairros de Araraquara.
A pasta ainda afirmou que 86 veículos fazem as linhas, distribuídas conforme a demanda de cada bairro e que, sempre que necessário, são adicionados carros extras em horários específicos. Além disso, a determinação regular de números de carros depende dos dias da semana e seu período, como pagamentos, festas entre outros. Já nos dias comuns as linhas regulares de maior demanda trabalham em média com quatro carros.
Quanto à redução no número de ônibus ofertados antes, após e durante a pandemia, a Controladoria respondeu que, em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o município contava com 109 carros para atender 36 mil passageiros por dia. Com a queda no número de usuários chegando a 15 mil pessoas por dia, a frota de veículos passou para 86 carros. “É visível que a redução no número de veículos, que é de 21,10%, é bem menor que a queda no número de passageiros, que representa 58,33%”, ponderou a pasta.
Sobre a previsão de oferta de ônibus entre 21h30 e 23h59, a Controladoria afirmou que a reprogramação tem sido efetuada paulatinamente, e que há acompanhamento diário das linhas, inclusive corujões, para identificar a demanda coletiva, sua origem e destino, a fim de adequar a demanda nas linhas aos horários necessários.
Para identificar a necessidade de novos coletivos e horários, a Controladoria afirmou que estão sendo usadas informações do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), bem como a movimentação de passageiros no Terminal Central de Integração, entre outros. “Em alguns casos, são realizadas pesquisas operacionais para validar a precisão das informações geradas, o que possibilita um melhor planejamento para adequar a oferta de transporte e a necessidade de um coletivo. Através disso, foi possível identificar e ampliar os horários de atendimento da maioria das linhas regulares para as 22h50, e o Corujão para as 23h05.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.