Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
485
Crianças como a Erika da Silva Gonçalves e Stephany Martins da Cruz, do Centro de Educação “Prefeito Rubens Cruz”, no Jardim do Bosque, pareciam hipnotizadas durante palestra, na tarde desta quinta-feira (06), da Semana de Prevenção à Verminose, proferida por integrantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp.
O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), autor da lei que instituiu a Semana, acompanhou as abordagens de Danila Blanco de Carvalho, Farmacêutica Bioquímica e Doutora em Biociências e Biotecnologia da Universidade.
Além das verminoses, doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela ganharam um bom espaço na palestra, uma vez que é assunto recorrente.
Ela explicou o que são as verminoses, como se dá a contaminação e quais são os cuidados que o ser humano deve adotar.
Deteve-se um pouco falando sobre o mosquito Aedes Aegypti que, a cada ano, faz milhões de vítimas no Brasil.
Por meio de uma linguagem bem simples e acessível à criançada, muitas informações foram captadas e certamente serão multiplicadas pela plateia. “Eu aprendi sobre várias doenças e agora eu vou me prevenir tomando bastante água, não vou ficar descalça, vou lavar bem as frutas”, disse Erica, apesar da pouca idade. Já a Stephany...”achei muito legal saber como me prevenir dessas larvas, dessas doenças, e hoje mesmo eu vou passar para minha família e para as pessoas que não sabem”.
Através de um microscópio, as crianças tiveram uma experiência inesquecível e, para Yashuda, o intuito de criar a Semana de Prevenção à Verminose era exatamente esse: levar noções básicas de higiene. “Ver as amostrar dos vermes é muito importante porque as crianças conseguem gravar e vão passar para os priminhos, para os irmãos e pais tudo o que prenderam aqui hoje”.
O parlamentar agradeceu ao professor João Aristeu da Rosa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que disponibilizou os pós-graduandos Eder dos Santos Souza e Heloisa Pinotti e a doutora Danila Blanco, graciosamente, pelo quarto ano consecutivo, pois, sem eles, não seria possível realizar o evento.
Os alunos ficaram satisfeitos, assim como o corpo de funcionários do Centro de Educação. “Nesse momento em que estamos tendo infestações de doenças perigosas, é muito importante preparar os alunos e eles propagarem isso por todos os lados”, enfatizou a diretora da unidade, Sílvia Ângela Picolla Galli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal realiza, na terça-feira (27), a 47ª Sessão Ordinária. Na Ordem do Dia, constam oito projetos, mas novos itens ainda poderão ser incluídos. Após aprovação em primeiro turno, r...
A Secretaria Municipal da Educação divulgou o cronograma de volta às aulas para 2026. O início do atendimento para alunos dos Centros de Educação e Recreação (CERs) com matrícula renovada em períod...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 36 vagas de emprego abertas, nesta segunda-feira (26), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades...
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento ao público de quarta-feira (28) a sexta-feira (30). Além do fechamento das agências, os canais remotos de...
Os equipamentos de ginástica e calistenia do Parque Infantil precisam ser renovados. A sugestão ao Executivo, na Indicação nº 135/2026, é do vereador Alcindo Sabino (PT). O parlamentar menciona...
É necessário adotar medidas para conter o processo de erosão e recuperar a calçada na Rua Maria Brambilla Passos, no Jardim Adelaide. A solicitação, enviada à Prefeitura, consta em Indicação do ver...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.