Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
436
Crianças como a Erika da Silva Gonçalves e Stephany Martins da Cruz, do Centro de Educação “Prefeito Rubens Cruz”, no Jardim do Bosque, pareciam hipnotizadas durante palestra, na tarde desta quinta-feira (06), da Semana de Prevenção à Verminose, proferida por integrantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp.
O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), autor da lei que instituiu a Semana, acompanhou as abordagens de Danila Blanco de Carvalho, Farmacêutica Bioquímica e Doutora em Biociências e Biotecnologia da Universidade.
Além das verminoses, doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela ganharam um bom espaço na palestra, uma vez que é assunto recorrente.
Ela explicou o que são as verminoses, como se dá a contaminação e quais são os cuidados que o ser humano deve adotar.
Deteve-se um pouco falando sobre o mosquito Aedes Aegypti que, a cada ano, faz milhões de vítimas no Brasil.
Por meio de uma linguagem bem simples e acessível à criançada, muitas informações foram captadas e certamente serão multiplicadas pela plateia. “Eu aprendi sobre várias doenças e agora eu vou me prevenir tomando bastante água, não vou ficar descalça, vou lavar bem as frutas”, disse Erica, apesar da pouca idade. Já a Stephany...”achei muito legal saber como me prevenir dessas larvas, dessas doenças, e hoje mesmo eu vou passar para minha família e para as pessoas que não sabem”.
Através de um microscópio, as crianças tiveram uma experiência inesquecível e, para Yashuda, o intuito de criar a Semana de Prevenção à Verminose era exatamente esse: levar noções básicas de higiene. “Ver as amostrar dos vermes é muito importante porque as crianças conseguem gravar e vão passar para os priminhos, para os irmãos e pais tudo o que prenderam aqui hoje”.
O parlamentar agradeceu ao professor João Aristeu da Rosa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que disponibilizou os pós-graduandos Eder dos Santos Souza e Heloisa Pinotti e a doutora Danila Blanco, graciosamente, pelo quarto ano consecutivo, pois, sem eles, não seria possível realizar o evento.
Os alunos ficaram satisfeitos, assim como o corpo de funcionários do Centro de Educação. “Nesse momento em que estamos tendo infestações de doenças perigosas, é muito importante preparar os alunos e eles propagarem isso por todos os lados”, enfatizou a diretora da unidade, Sílvia Ângela Picolla Galli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...
Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...
A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...
Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...
Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.