Notícias



Curso 'Altas Habilidades e Superdotação' aborda importância da identificação precoce

Iniciativa da Escola do Legislativo de Araraquara aconteceu no dia 30 de agosto na Câmara Municipal

241


A fim de proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos sobre altas habilidades e superdotação, abordando características, métodos de identificação e avaliação, além de estratégias educacionais para atender às demandas desses alunos, a Escola do Legislativo de Araraquara promoveu o curso gratuito “Altas Habilidades e Superdotação – Conceitos, Identificação e Estratégias Educacionais”, com os palestrantes Lucas Perches (psicólogo) e Patrícia Contreras (educadora especial). Com duração de quatro horas, o evento aconteceu na sexta-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal, e também foi realizado na modalidade online, com emissão de certificado.

O conteúdo programático foi composto por três módulos: “Introdução às Altas Habilidades/Superdotação”, “Identificação e Avaliação de Alunos Superdotados”, “Estratégias Educacionais e Práticas Pedagógicas” e “Casos Práticos e Discussões”.

Na primeira parte do curso, conduzida por Perches, o psicólogo trouxe um panorama histórico sobre os estudos relacionados à superdotação, desde a antiguidade até os anos 90, destacando teóricos relevantes sobre o tema.

O palestrante destacou, por exemplo, que, para o psicólogo Joseph Renzulli, “a superdotação resulta da interação entre três componentes: alta habilidade, criatividade e comprometimento com a tarefa”. O psicólogo também explicou a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, o qual identificou nove tipos de inteligências, expandindo o conceito de superdotação para incluir talentos em diversas áreas.

Também foram abordadas algumas características para identificar a superdotação: a intelectual, composta por habilidades de pensamento lógico, raciocínio rápido e capacidade de lidar com conceitos abstratos; a artística, com expressão e sensibilidade estética; e a curiosidade intensa. As crianças superdotadas também podem apresentar senso de justiça, perfeccionismo, senso de humor, liderança, falta ou excesso de autonomia e persistência.

“É importante ressaltar que a superdotação não é um transtorno e não tem CID [Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde]. A cada mil pessoas, cerca de 20 a 50 indivíduos possuem essa característica”, frisou Perches.

Também foram indicados alguns métodos de avaliação para identificar a superdotação, como testes de Quociente de Inteligência (QI), avaliação neuropsicológica completa, questionários, entrevistas com os pais, escolas e outros contextos sociais e observação do comportamento em clínica e diversos ambientes.

Na segunda parte do curso, Patrícia destacou o histórico sobre a Educação Especial e a legislação existente sobre o tema, afirmando que as crianças com altas habilidades são público-alvo desse modelo de ensino. A palestrante ressaltou também que a Educação Especial na perspectiva inclusiva busca atender às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham acesso igualitário à educação de qualidade. “Vale destacar que o atendimento educacional especializado deve ser no contraturno da escola regular.”

Além disso, foi explicado o papel dos diferentes profissionais nesse processo, com destaque para a identificação precoce das altas habilidades por parte dos educadores, a qual pode auxiliar no controle da ansiedade e outros problemas futuros.

Patrícia abordou ainda os diferentes modelos de “enriquecimento curricular” que podem ser utilizados para um aluno com superdotação, a fim de aprimorar habilidades de pensamento, sociais e criativas. Como exemplo ela citou a realização de oficinas, clubes, projetos de pesquisas e ações comunitárias.

Por fim, os palestrantes trouxeram casos de crianças que receberam acompanhamento e se desenvolveram melhor após a aceleração na educação (quando o jovem muda para uma série mais avançada devido às suas altas habilidades) e responderam às perguntas dos participantes.

A iniciativa foi realizada em atendimento à programação do Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), estabelecido pela Resolução nº 541/2024.


Publicado em: 02 de setembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...



Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...



Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...



Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...



Escolas participam de primeiro ensaio para sessão oficial do Parlamento Jovem 2024

25 de outubro de 2024

O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da ci...



Escola do Legislativo sorteia vereadores que apadrinharão projetos do Parlamento Jovem

22 de outubro de 2024

Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!