Notícias



Daae responde requerimentos sobre qualidade da água tratada

Questionamentos do vereador João Clemente (PSDB) envolviam presença de resíduos, como detergentes, sabões e óleos comestíveis, além de fragmentos do coronavírus

1143


“A água tratada é um direito de todos, e zelar pela qualidade da água é um dever de todos”, enfatizava o vereador João Clemente (PSDB), no Requerimento nº 239/2021, enviado à Prefeitura no dia 17 de março.

 

No documento, o parlamentar pedia informações acerca da condição e da qualidade da água tratada pelo município, principalmente em relação à detecção da presença de substâncias e resíduos, como detergentes, sabões e óleos comestíveis.

 

Em resposta, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) informou que as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) presentes em Araraquara analisam as condições e qualidades dos efluentes em relação à presença de substâncias e óleos comestíveis, que são enquadrados pelas legislações Conama nº 430 e Decreto Estadual nº 8.468, como substâncias solúveis em hexano, óleos e graxas vegetais e gordura animal e óleos e graxas minerais. Os resíduos de detergentes e sabões não são analisados, pois não são parâmetros exigidos pela legislação utilizada para o efluente tratado.

 

“Os métodos analíticos utilizados, tanto para as coletas, preservação e análises das amostras são de referências normativa global, sendo utilizado o Standard Methods for Examination of Water and Wastewater 22nd Edition, e realizados por laboratórios acreditados a ISO 17.025. Referidas amostragens são realizadas para o efluente bruto e efluente tratado, para que o monitoramento da qualidade do lançamento dos efluentes no corpo hídrico soe adequada e respeitando as legislações, como também para que possam ser verificadas as condições de operação dos tratamentos das ETEs”, explica a autarquia.

 

Ainda, de acordo com o Daae, os relatórios de ensaios, ao se comparar os resultados obtidos em laboratório das amostras coletadas nas ETEs, considerando óleos comestíveis, são adequados ao lançamento permitido em corpos hídricos. “O Daae entende que toda e qualquer ação para melhoria da qualidade do meio ambiente é justa e necessária para que o município possa colher resultados positivos em seus tratamentos de água, esgotos, resíduos sólidos e manutenção dos corpos hídricos, fauna e flora.”

 

Assinam o documento o coordenador da Unidade de Análises e Controle da Qualidade, Émerson Luiz de Paula, a gerente do Tratamento de Água e Esgotos, Renata Lombardi, e a diretora do Tratamento de Água e Esgotos, Anna Padilha.

 

Coronavírus

Também no dia 17 de março, Clemente apresentou o Requerimento nº 240/2021, objetivando o levantamento de informações acerca da condição e qualidade da água tratada pelo município, com relação à detecção da presença de fragmentos do coronavírus (Sars-CoV-2).

 

Em ofício, o superintendente do Daae, Donizete Simioni, informou que, em parceria com a Secretaria da Saúde do município e a Unesp Araraquara, a autarquia iniciou em abril as coletas de esgoto bruto em alguns pontos com possíveis incidências do vírus na cidade, para as análises de carga viral para coronavírus. “A previsão é de realizar a coleta em 50 poços de visita (PVs) de esgoto bruto, escolhidos para representar maior abrangência na setorização da cidade”, explica, detalhando que as coletas são realizadas pela equipe do Laboratório do Daae e as amostras são encaminhadas para a Unesp para realização das análises pela técnica de PCR na identificação do vírus nas amostras de esgoto bruto.

 

“Esse trabalho é de grande importância neste momento da pandemia na setorização da cidade, identificando os maiores índices de pessoas contaminadas pelo vírus em determinada região, podendo, assim, a Secretaria da Saúde atuar com mais eficácia no controle da doença”, finaliza Simioni.


Publicado em: 23 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 29/08

29 de agosto de 2025

Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...



Agenda Esportiva – 29/08

29 de agosto de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...



Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema 'Muralha Paulista'

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!